• Cuiabá
  • TERÇA-FEIRA, 1 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
01/10/2019 - 10:18

Mato Grosso terá de qualificar 189 mil trabalhadores em profissões industriais até 2023

Segundo Mapa do Trabalho Industrial, do SENAI, áreas de metalmecânica, alimentos e eletroeletrônica demandarão técnicos capacitados em quatro anos

O estado do Mato Grosso terá de qualificar 189.717 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre os anos de 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e divulgado nesta segunda-feira (30).

Segundo o coordenador de Tecnologias Educacionais do SENAI-MT, Marcos Ribeiro, os setores que mais vão demandar mão de obra técnica profissional no estado são de energia e telecomunicações; logística e transporte; metalmecânica; construção; e profissionais habilitados para atender a demanda de outros segmentos, como técnico em eletrotécnica.

Por conta dessa janela de oportunidades, Ribeiro aponta que a capacitação profissional dos jovens, por meio da formação técnica, é importante para melhorar a produtividade e competitividade das empresas, além de atualizar as capacidades dos profissionais.

“As novas tecnologias trazem, justamente, os aperfeiçoamentos necessários para a profissão. Assim, é possível alcançar a melhoria da produção”, afirmou.

Qualificação profissional

O estudo prevê, ainda, que Mato Grosso precisará aperfeiçoar a formação de trabalhadores que já estão empregados, com oferta de cursos de qualificação, de carga horária superior a 200 horas, voltados ao desenvolvimento de novas competências e capacidades dos profissionais.

As maiores demandas estão nas áreas de metalmecânica; alimentos; eletroeletrônica; equipamentos de transporte e veículos; além de energia e telecomunicações. São chamados de profissionais com qualificação transversal aqueles que trabalham em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção.

O coordenador de Educação e Treinamento do Grupo Energisa em Mato Grosso, Janderson Silva, ressalta que as novas profissões estão surgindo no setor industrial devido à digitalização dos processos produtivos. Por isso, segundo ele, é fundamental que o trabalhador busque o aperfeiçoamento profissional como forma de se manter no mercado.

“Hoje, a gente já está vendo uma gama dessas profissões novas no mercado e a tendência é aumentar bastante. Se você não estiver preparado, você não consegue acompanhar essa movimentação e se manter empregado. O caminho mais certo é investir na educação”, indicou.

O Mapa do Trabalho Industrial mostra, ainda, que entre as ocupações que exigem cursos de qualificação técnica de carga horária menor de 200 horas e que mais vão demandar profissionais capacitados no Mato Grosso, estão as de logística e transporte; alimentos; transversais; metalmecânica e construção.

Arte: Sabrine Cruz e Italo Novais/Agência do Rádio Mais

Arte: Sabrine Cruz e Italo Novais/Agência do Rádio Mais

Os jovens que tiverem interesse em uma dessas áreas podem acessar o site senaimt.com.br ou comparecer a uma das unidades do SENAI. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone 0800 777 9737.

 

Por:  

Fonte: https://www.agenciadoradio.com.br

+