• Cuiabá
  • SEXTA-FEIRA, 4 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
19/12/2019 - 09:53

Deputados aprovam projeto que prevê aumento de taxas do Detran de MT

rojeto foi aprovado com algumas alterações

A Assembleia Legislativa aprovou em sessão vespertina na quarta-feira (18), o projeto que estabelece aumento e cria novas taxas no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran). Votaram contra a proposta os deputados Delegado Claudiney (PSL), Elizeu Nascimento (DC), Faissal Kalil (PV), Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Ulisses Moraes (DC) e Wilson Santos (PSDB).

Na semana passada, houve polêmica e o projeto foi retirado da pauta. De acordo com o deputado Lúdio Cabral (PT), a proposta altera mais de 100 taxas cobradas pelo Detran e cria 36 novas taxas. Na época, ele afirmou que a proposta não tinha sentido. “Aumentar mais de 30 taxas em 31%, em situação e crise e desemprego não tem sentido. O governo quer corrigir a inflação de 2014 até agora, com uma majoração que vai de 30% a 597%”, disse.

Na discussão do projeto, a oposição pediu a retirada do texto ou mudanças significativas. Uma das mudanças foi aceita pelos deputados. O governador queria decidir sobre o aumento das taxas sem precisar passar pela Assembleia. Com a emenda de Lúdio, nenhuma taxa deve ser alterada sem que antes uma proposta seja encaminha à ALMT.

O presidente Eduardo Botelho (DEM), disse que o projeto foi totalmente alterado com as emendas parlamentares e, por isso foi aprovado. Além disso, ele afirmou que os valores das taxas estavam defasados há muito tempo.

 

 

 

 

Fonte: Odocumento

+