• Cuiabá
  • SEXTA-FEIRA, 4 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
11/02/2020 - 09:37

Wilson declara apoio a Mauro Mendes, adversário histórico, e passa a integrar base do governo na Assembleia

Parlamentar afirma que há uma convergência de ideais, e que já tem votado com o governo desde a posse

A rivalidade histórica entre o governador Mauro Mendes (DEM) e o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que se estende desde 2008 na disputa pela prefeitura de Cuiabá, chegou ao fim na noite dessa segunda-feira (10) com o anúncio do embarque do tucano na base de sustentação do atual governo. Lado a lado, os dois concederam entrevista no Palácio Paiaguás e disseram que o passado ficou para trás. Para Wilson, o que pesou foi a maneira “reformista” de Mauro administrar o Estado o que parlamentar compara aos governos do PSDB. Para o democrata, a aproximação é uma chance de melhorar a administração.

O convite de aproximação foi feito pelo governador em dezembro passado. Wilson, que, apesar da oposição ferrenha nos discursos, já vinha votando junto com o Governo nos principais projetos, não aceitou o ingresso sem antes fazer algumas “exigências republicanas”, como a implantação de um campus da Unemat em Cuiabá, a construção de um centro para diagnóstico de autismo e asfalto em Cuiabá. Pedidos, que segundo Mauro Mendes, serão atendidos dentro das possibilidades orçamentárias.

“Ele trouxe uma pauta importante de reivindicações para o Governo, dentro daquilo que ele como parlamentar defende, como a Unemat em Cuiabá e outros pontos. Todos eles foram discutidos para o governo trabalhar, acolher e implementar nos próximos meses e nos próximos anos”, garantiu o governador.

Para que a paz fosse selada, ambos tiveram que esquecer o passado e fazer reflexões. Wilson optou por não guardar mágoa. “A política caminha por caminhos que, às vezes, você não consegue entender. Eu venci o Mauro em 2008 e não cheguei ao governo. Ele perdeu a eleição e é governador. Eu vou ficar a vida inteira magoado? O que passou, passou”, ponderou.

A opção do governador Mauro Mendes foi por priorizar a administração púbica para sepultar o passado. “O deputado Wilson Santos foi um adversário histórico na política, mas hoje, na condição de governador de Mato Grosso, eu tenho que olhar para o presente e para o futuro. Eu não posso me ater a eventuais disputas eleitorais que ficaram no campo da política, no pretérito da política. Tenho que olhar para os interesses maiores de Mato Grosso, do governo e os interesses que nós temos na Assembleia Legislativa”, completou.

A aproximação dos políticos foi posta a prova logo na primeira entrevista coletiva, quando o governador Mauro Mendes foi lembrado de que no ano passado declarou que sentia “nojo” de políticos que mudam de opinião fazendo clara referência ao posicionamento de Wilson Santos em taxar o agronegócio. Safo, o governador contornou a questão com diplomacia.

“Eu continuo não gostando de mentiras. Isso não mudou. Todos nós temos o direito de evoluir, de mudar de pensamento, de mudar, inclusive, de posicionamento. Então hoje, o próprio deputado Wilson percebeu o quanto de esforço esse governo está fazendo para consertar o Estado de Mato Grosso e quanto de resultado nós já conseguimos implementar nesse primeiro ano da nossa administração. Tenho certeza que essa análise ele fez. É um político que tem suas qualidades e tem seus defeitos como todos nós os temos. Ele percebeu isso e, por isso, quer ajudar a construir essas mudanças e esses caminhos”, pontuou o governador.

 

 

 

Foto: Mayke Toscano | Fonte: Odocumento

 

+