• Cuiabá
  • SÁBADO, 5 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
06/04/2020 - 10:06

A entrada triunfal.

Rev. Manoel Gonçalves Delgado Jr.

A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! ” “Bendito é o que vem em nome do Senhor! ” “Hosana nas alturas! ” Mateus 27.9

Entramos na semana em que relembramos a Paixão de Cristo. Neste período que antecede a Páscoa, recordamos os principais acontecimentos ligados ao seu Sofrimento (Paixão) sua Morte, e Ressurreição. Jesus compreende plenamente a sua missão e caminha resolutamente para ela. Ninguém o obriga, mas ele voluntariamente se entrega, como o boi que vai ao matadouro e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores. Assim, Ele se submete aos acontecimentos desta semana, porque esta é a sua missão, e este é o propósito do seu Pai. De onde Jesus retira toda esta compreensão? Da própria revelação do Pai, fruto de sua intimidade absoluta com Deus; da sua natureza divina, pois Ele é o verbo vivo de Deus; e das próprias escrituras proféticas, pois é necessário que Nele se cumpram tudo o que foi anunciado na Lei, nos Profetas e nos Salmos.

A passagem em destaque relembra o acontecimento, denominado na tradição católica como “domingo de ramos”, e na tradição reformada como “entrada triunfal”. Por ela, sabemos que Jesus entrou em Jerusalém cortejado como um rei davídico. “Hosana o Filho de Davi” dizia o povo (Salmo118.25-26)! Em menos de uma semana, porém, este mesmo Jesus, seria rejeitado, pela multidão que insuflada por líderes religiosos perversos, exigiriam a sua crucificação. Tal fato, longe de ser surpreendente acabou confirmado a profecia de Zacarias 9.9: Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta. Os planos de Deus se realizam.

 

Oremos ao Senhor: Senhor que coisa tremenda é considerarmos o quanto o Senhor nos ama, e fez por nossa salvação. O Senhor voluntariamente suportou todas estas coisas, para que fossemos perdoador e reconciliados. Ajuda-nos a considerarmos com gratidão cada acontecimento da semana da Paixão. Reconhecendo-os como dádivas da tua graça, e como demonstrações do teu propósito redentor. Amém.

 

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.
#reflexão #devocional #PDEPalavradeEsperança

 

 

 

Manoel Gonçalves Delgado Jr – É formado em Teologia pelo Instituto
Bíblico Augusto Araújo, IBAA em Cuiabá-MT, Graduado e mestre em Teologia Prática
pela Faculdade de Teologia Metodista Livre, FTML ,SP, treinado em Liderança Cristã
Avançada e Andragogia pelo Instituto Haggai do Brasil, doutorando em ministério
pastoral pelo Seminário Servo de Cristo, SP. Atualmente é pastor efetivo da Igreja
Presbiteriana de Lucas do Rio Verde e Coordenador do polo de teologia do IBAA, em
Lucas do Rio Verde, MT, lecionando as disciplinas de História da Igreja, Missões,
Cosmovisão Cristã, Educação Cristã. Fundador da Associação Beneficente Evangélica
de Lucas do Rio Verde. Casado com Alzenir e pai de Anna Heler Delgado.

+