- Cuiabá
- DOMINGO, 6 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou, durante a inauguração de novos leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, na quinta-feira 14, que deve apresentar à população mato-grossense, nos próximos dias, 45 Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) móveis para fazer o deslocamento de pacientes neste momento de pandemia do coronavírus.
“Na semana que vem nós devemos apresentar à sociedade mato-grossense mais de 40 UTI´s, móveis, terrestre, para fazer deslocamentos regionais. Não só aqui, para o Metropolitano, mas para todas as nossas referências regionais, tendo em vista que é impossível colocar dez UTI´s em cada município”, disse Mendes.
“Não porque você não tem como colocar equipamentos, mas sim, porque não tem mão de obra, não tem médico, não tem a equipe técnica para tocar. Nós não temos mão de obra própria para isso. Também tem o fato de que contratar e conseguir equipamentos está uma grande dificuldade no mercado hoje”, adiantou.
O governador fez questão de destacar que mantém diálogo com os prefeitos sobre o tema UTI´s constantemente. “Temos no momento um diálogo que está sendo feito com os prefeitos. Ontem nós falamos em Barra do Garças e garantimos lá dez UTI´s. Falamos também com o prefeito de Tangará e já fechamos com ele mais dez UTI´s. Lá o governo do Estado vai entrar com equipamentos, com recursos. Para que nestas duas cidades sejam colocados, além daquilo que já fizemos, mais dez leitos”, disse.
“Vamos falar com outros prefeitos, temos condições de estabelecer novas UTI´s em Mato Grosso para, de forma descentralizada, atender. Aqui é a grande referência estadual, para isso nós temos a UTI aérea, e, inclusive, estamos adquirindo outra que chega nos próximos 15 dias”.
FLÁVIO GARCIA/ Especial para Odocumento