• Cuiabá
  • SÁBADO, 5 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
21/05/2020 - 10:04

O clamor das pedras.

Mas ele lhes respondeu: Eu vos digo que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão. Lucas 19:40

Hoje descobri aleatóriamente, uma música, de “Gabriel o Pensador”, um cantor de (Hip hop) nacionalmente conhecido. Num trecho desta canção ele descreve as suas percepções sobre a pandemia e o isolamento social, concluindo que a cura almejada por todos está no coração humano; e que as pessoas devem procurar amar o próximo mais do que são amadas. Para este artista o verdadeiro mal que estamos vivenciando, procede de um coração adoecido, insensível a dor e ao sofrimento do próximo. Veja que por meio de uma música popular, uma verdade profunda e espiritual pode ser comunicada,e isto fora de um ambiente religioso. Isto me fez lembrar que o apóstolo Paulo, em Atenas, era capaz de citar poetas gregos de cor, perante um Aerópago atento, que Francis Schaeffer pastor presbiteriano e fundador do L´ábri, apresentava com grande eloquência as contradições de uma cultura sem Deus demonstrando a verdade do Evangelho, valendo-se da análise de músicas e filosofia, isto nos anos 60 e 70 ou ainda de Ambrósio de Milão, que disse que a verdade, onde quer que fosse proferida procede do Espírito Santo.
Na passagem em destaque, Jesus estava a caminho de Jerusalém, sendo reconhecido e aclamado entre o povo. Os fariseus se ressentiram desta acolhida e pediram para que silenciasse a multidão. Jesus, longe de silenciá-la, fez uma citação do Velho Testamento (Habacuque 6.11) demonstrado o valor daquele reconhecimento popular. Algo que os líderes religiosos e teólogos principais de Jerusalém, não fizeram! Assim aprendemos que não se pode calar a verdade de Deus, num mundo teo-referente. Deus está em toda a parte, ele é o Criador de tudo o que existe, ele é a razão e sentido último de toda a existência. Assim podemos afirmar que a verdade de Deus sempre encontrará formas para ser proferida, reconhecida e apreciada. E se nós cristãos nos calarmos. As próprias pedras clamarão!

 

Oremos ao Senhor: Senhor, ajuda-nos a reconhecer toda a verdade como a verdade de Deus, e que sejamos encontrados como aqueles que estão comprometidos com o amor, a graça e a misericórdia. Cura o nosso coração adoecido pelo pecado, ajuda-nos a reconhecer no próximo alguém criado a tua imagem. Amem!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.

Manoel Gonçalves Delgado Jr – É formado em Teologia pelo Instituto
Bíblico Augusto Araújo, IBAA em Cuiabá-MT, Graduado e mestre em Teologia Prática
pela Faculdade de Teologia Metodista Livre, FTML ,SP, treinado em Liderança Cristã
Avançada e Andragogia pelo Instituto Haggai do Brasil, doutorando em ministério
pastoral pelo Seminário Servo de Cristo, SP. Atualmente é pastor efetivo da Igreja
Presbiteriana de Lucas do Rio Verde e Coordenador do polo de teologia do IBAA, em
Lucas do Rio Verde, MT, lecionando as disciplinas de História da Igreja, Missões,
Cosmovisão Cristã, Educação Cristã. Fundador da Associação Beneficente Evangélica
de Lucas do Rio Verde. Casado com Alzenir e pai de Anna Heler Delgado.

+