- Cuiabá
- SÁBADO, 5 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
E, naquele mesmo dia, dois deles estavam caminhando em direção a um povoado chamado Emaús, que ficava a cerca de onze quilômetros de Jerusalém. E iam dialogando sobre todos os fatos recentemente ocorridos. Lucas 24.13-14 KJA
Neste relato somos informados que depois dos acontecimentos, da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo, em pleno domingo da ressurreição, dois dos seus discípulos, empreenderam uma JORNADA de Jerusalém para a aldeia de Emaús. Embora estes homens tivessem ciência dos fatos relatados pelas mulheres acerca de uma pedra removida e de um túmulo vazio, uma névoa de incompreensão e desesperança, obscureciam a sua percepção sobre a realidade dos fatos. Eles estavam tristes, desesperançados, discutindo entre si, enquanto caminhavam. Pouco sabemos sobre a identidade destes homens, sabemos apenas que não eram dos onze, e que um deles se chamava Cleópas. O Comentário Esperança apresenta uma brilhante descrição deste episódio: “De todas as aparições do Cristo ressuscitado, nenhuma foi mais detalhadamente descrita pelos evangelistas, nem tampouco de forma mais bela e edificante, do que essa que se refere aos discípulos a caminho de Emaús. Nessa rica e minuciosa descrição recupera-se a memória de como Cristo não apenas se une aos peregrinos, mas também dialoga com eles amistosamente durante cerca de 2 a 3 horas a respeito das profecias do AT que prenunciam sua paixão, morte e ressurreição, e de como ele finalmente é reconhecido por aqueles na pousada em Emaús, e como eles apresentam com grande alegria toda a questão aos demais apóstolos.”
Quantas pessoas a semelhança destes homens, encontram-se hoje na estrada da desesperança, sem saber que Cristo venceu a morte, que a salvação já foi consumada, e que os intentos malignos foram, de uma vez por todas, frustrados e falidos. Quantas pessoas precisam hoje, ter a compreensão de que não se encontram sozinhas, inseguras ou desamparadas, pois Deus já visitou a história, fazendo-se Senhor de nossas vidas para sempre. Para estes, que se encontram frustrados, e decepcionados andando nesta estrada da desesperança, a Boa Nova do evangelho, chega com a sua urgente, fulgurante e necessária proclamação! A morte foi vencida, Cristo já Ressuscitou! Deus está conosco, na estrada desde agora até o fim.
Oremos ao Senhor: Senhor se me encontro vagando sem rumo ou direção nesta estrada da desesperança, faça com que a esperança venha em minha direção! Que o teu amor e a tua graça se revelem nesta estrada, e que as rotas e caminhos mudem. Até que novamente possamos prosseguir em direção ao alvo, tomados da Alegria, de quem viu o Senhor, e por isto foi transformado! Amém!
Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.
Manoel Gonçalves Delgado Jr – É formado em Teologia pelo Instituto
Bíblico Augusto Araújo, IBAA em Cuiabá-MT, Graduado e mestre em Teologia Prática
pela Faculdade de Teologia Metodista Livre, FTML ,SP, treinado em Liderança Cristã
Avançada e Andragogia pelo Instituto Haggai do Brasil, doutorando em ministério
pastoral pelo Seminário Servo de Cristo, SP. Atualmente é pastor efetivo da Igreja
Presbiteriana de Lucas do Rio Verde e Coordenador do polo de teologia do IBAA, em
Lucas do Rio Verde, MT, lecionando as disciplinas de História da Igreja, Missões,
Cosmovisão Cristã, Educação Cristã. Fundador da Associação Beneficente Evangélica
de Lucas do Rio Verde. Casado com Alzenir e pai de Anna Heler Delgado.