• Cuiabá
  • SÁBADO, 5 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
27/05/2020 - 10:46

Na estrada da desesperança. Parte III. Cura pela Palavra.

Então, iniciando por Moisés e discorrendo sobre todos os profetas, explanou-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras. […]E questionaram-se entre si: “Porventura não nos queimava o coração, quando Ele, durante a nossa jornada, nos falava, quando nos explicava as Escrituras?” Lucas 24.27/32 KJA

Marcelo Aguiar é um pastor, psicólogo e escritor evangélico. Ele escreveu um livro, publicado pela editora Betânia, denominado “Cura pela Palavra”. Nesta obra o autor defende a tese de que as escrituras são o instrumento usado pelo Senhor para tratar as feridas emocionais e dores do coração, pois ela possibilita cura emocional, firmeza de fé, e uma renovada esperança. Para Aguiar: “O homem pode ter mudado muito em termos de tecnologia e comportamento, mas seus conflitos emocionais e suas carências interiores continuam os mesmos, desde os templos bíblicos até hoje.” Uma das passagens que fundamenta a sua afirmação encontra-se no Salmo 107 verso 20 que diz: “Enviou sua palavra e os curou, livrando-os da destruição.”
Jesus no caminho de Emaús, passa do silêncio para a palavra, após ouvir o que se passava com os discípulos na JORNADA, confronta a sua incredulidade e falta de fé. O diagnóstico estava claro, para Jesus, aqueles homens eram “néscios, e tardios de coração para crer em tudo o que os profetas disseram.” Logo a seguir, por cerca de duas a três horas durante o caminho, Cristo faz uma exposição bíblica de todo o Velho Testamento, começando por Moisés (Pentateuco), até os Profetas Menores. Jesus, nesta vívida exposição, demonstrava ser necessário que se cumprisse nEle tudo que estava escrito e determinado por Deus em toda a escritura. A morte de Jesus, não foi um acidente histórico, ou um triunfo do mal, mas sim a realização máxima do propósito redentor e do justo desígnio de Deus. A medida que Cristo, expunha-lhes as escrituras, os corações destes homens ardiam numa forte evidência da iluminação e testemunho interior do Espírito Santo. Veja como Jesus, mesmo sem revelar a sua identidade de ressurreto, já estava curando os discípulos, pela clara, profunda e fiel exposição das sagradas escrituras. Como diz o apóstolo Paulo em Romanos 10.17: “A fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus.” Caso você se encontre num caminho de desesperança e frustração, saiba que Deus, por meio da sua Palavra pode hoje mesmo, operar cura e graça para as suas emoções.

Oremos ao Senhor: Senhor. A ti, abrimos os nossos corações machucados pelas circunstâncias desta vida. Coloque o lixo para fora Senhor! Rogamos também para que Tu possas, preenche-los com a riqueza da sua Palavra, ministrando cura e graça por meio do poder do teu Santo Espírito. Usa Senhor a tua Palavra, operando em nós cura e salvação. Por meio de Cristo, nós oramos. Amém!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.

Manoel Gonçalves Delgado Jr – É formado em Teologia pelo Instituto
Bíblico Augusto Araújo, IBAA em Cuiabá-MT, Graduado e mestre em Teologia Prática
pela Faculdade de Teologia Metodista Livre, FTML ,SP, treinado em Liderança Cristã
Avançada e Andragogia pelo Instituto Haggai do Brasil, doutorando em ministério
pastoral pelo Seminário Servo de Cristo, SP. Atualmente é pastor efetivo da Igreja
Presbiteriana de Lucas do Rio Verde e Coordenador do polo de teologia do IBAA, em
Lucas do Rio Verde, MT, lecionando as disciplinas de História da Igreja, Missões,
Cosmovisão Cristã, Educação Cristã. Fundador da Associação Beneficente Evangélica
de Lucas do Rio Verde. Casado com Alzenir e pai de Anna Heler Delgado.

+