- Cuiabá
- SÁBADO, 5 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
Estando com eles à mesa, Jesus pegou o pão e o abençoou; e, partindo, o distribuía. Então os olhos deles foram abertos, e o reconheceram; e ele desapareceu de diante deles. Lucas 24.30-31 KJA
Após um inesperado encontro na estrada, e uma exposição bíblica calorosamente compartilhada, finalmente os dois discípulos chegaram ao seu destino, mas a medida que o tempo passava, e a JORNADA seguia o seu curso a desesperança lentamente era substituída por outro sentimento, a comunhão. É curioso como mesmo, momentos difíceis de perda, dor e luto podem ser profundamente amenizados por uma boa companhia. Você certamente já deve ter experimentado algo semelhante. É um fato curioso que o nosso Deus cuida nós, e às vezes, pode revelar-se na face de um amigo, um vizinho, um companheiro de caminhada.
Eugene Peterson na sua versão da Bíblia, “A Mensagem” descreve o esforço destes discípulos para manterem junto de si o seu companheiro de Jornada: “Quando chegaram à entrada da cidade de destino deles, Jesus fez como se fosse seguir adiante, mas eles insistiram: “Fique e jante conosco. Já é quase noite. O dia já se foi”. Então, ele foi com os dois. E foi isto que aconteceu: ele se assentou à mesa com os dois. Tomando o pão, ele o abençoou, partiu e deu a eles. Nesse momento, seus olhos se abriram e eles o reconheceram. Então, ele desapareceu.” [ Eugene Peterson “A Mensagem”] Estes discípulos reconheceram o Cristo ressurreto no momento em que ele partiu o pão e deu graças. Era Jesus quem estava com eles o tempo todo! Mateus Henry em seu comentário devocional sumariza esta percepção: “Veja como Cristo, por seu Espírito e sua graça, dá-se a conhecer ao seu povo. Abre-lhes as Escrituras. Reúne-se com eles em sua mesa, na ordenança da Ceia do Senhor; dá-se a conhecer no partir do pão, mas a obra é finalmente concluída quando Cristo abrindo-lhes os olhos do entendimento dá-se plenamente a conhecer. Neste mundo podemos ter breves visões de Cristo, quando, porém, entrarmos no céu o veremos para sempre.” [Mateus Henry, adaptado.] Como é importante desfrutarmos desta comunhão genuína que ameniza as dores e sofrimentos da caminhada, nos trazendo renovada percepção de Jesus Cristo.
Oremos ao Senhor: Eu te louvo pela graça, que nos concedes de termos companheiros de jornada. Gente que ameniza as nossas dores no caminho, e que revelam a tua face no partir do pão, no compartilhar da tua palavra, na companhia calorosa, na diaconia do amor. Louvamos-Te por Jesus teu filho, aquele divino companheiro que morreu, ressuscitou e está conosco, todos os dias até o fim. Amém!
Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.
Manoel Gonçalves Delgado Jr – É formado em Teologia pelo Instituto
Bíblico Augusto Araújo, IBAA em Cuiabá-MT, Graduado e mestre em Teologia Prática
pela Faculdade de Teologia Metodista Livre, FTML ,SP, treinado em Liderança Cristã
Avançada e Andragogia pelo Instituto Haggai do Brasil, doutorando em ministério
pastoral pelo Seminário Servo de Cristo, SP. Atualmente é pastor efetivo da Igreja
Presbiteriana de Lucas do Rio Verde e Coordenador do polo de teologia do IBAA, em
Lucas do Rio Verde, MT, lecionando as disciplinas de História da Igreja, Missões,
Cosmovisão Cristã, Educação Cristã. Fundador da Associação Beneficente Evangélica
de Lucas do Rio Verde. Casado com Alzenir e pai de Anna Heler Delgado.