• Cuiabá
  • SÁBADO, 5 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
10/06/2020 - 09:57

Liderando em uma época de incertezas.

Sim, tu acendes minha lâmpada; o SENHOR, meu Deus, ilumina minhas trevas. Salmo 18.28

 

Claudio San é um amigo e colega pastor. Sua amizade com a minha família é antiga, de antes do nosso chamado ao ministério, o meu irmão já o tinha como amigo a um certo tempo, havendo os dois inclusive trabalhado juntos. Um dia, Rev. Claudio acabou se tornando um dos pastores do meu pai, tendo participando da sua cerimônia de batismo. E até a data do seu aniversário de casamento com a Gabriela, acreditem se quiser, coincide com a do meu casamento com a Alzenir… Veja que interessante, são justamente estas felizes coincidências, que nos leva a concluir que coincidências não existem; mas sim, uma divina providência a nos guiar. Outro dia, estivemos conversando sobre o cenário do mundo e uma das conclusões a que chegamos foi a necessidade de pessoas íntegras, capazes de exercerem uma influência positiva, neste cenário de incertezas. Estes homens e mulheres de Deus, chamados a liderarem nesta época, precisam de uma bússola moral bem estabelecida, capacidade para rápida tomada de decisões, mesmo em circunstâncias desfavoráveis, e a firme convicção derivada da verdade de Deus. Sua liderança deve ser pelo exemplo, demonstrando a confiança e a força necessárias para seguirem. Sem dúvida alguma, verdadeiros líderes são necessários em tempos de incerteza.

Neste verso do salmo dezoito, assim como em outras passagens das escrituras [ Sl 112:4; Jó 29:3;Sl 132:17; 2Sm 22:29; 1Rs 11:36; Sl 119.105 ] constatamos que Deus assume o compromisso de guiar o seu povo, fazendo isto por meio do seu Espírito e sua Santa Palavra. Líderes genuínos, devem aprender os princípios eternos da Palavra, desenvolvendo relacionamento pessoal com o Criador. Por esta vívida imagem aprendemos que a verdade de Deus traz em si a clareza necessária para iluminar os cenários obscuros. A sua luz brilha nas trevas.

 

Oremos ao Senhor: Amado Deus, nos achegamos a tua santa presença, suplicando humildemente que o Senhor amplie a nossa visão. Pois, estamos num cenário de incertezas, mas uma convicção permanece inabalável: nossa vida te pertence, e a sua luz ilumina dissipa toda a escuridão. Amém!

 

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.

 

Manoel Gonçalves Delgado Jr – É formado em Teologia pelo Instituto
Bíblico Augusto Araújo, IBAA em Cuiabá-MT, Graduado e mestre em Teologia Prática
pela Faculdade de Teologia Metodista Livre, FTML ,SP, treinado em Liderança Cristã
Avançada e Andragogia pelo Instituto Haggai do Brasil, doutorando em ministério
pastoral pelo Seminário Servo de Cristo, SP. Atualmente é pastor efetivo da Igreja
Presbiteriana de Lucas do Rio Verde e Coordenador do polo de teologia do IBAA, em
Lucas do Rio Verde, MT, lecionando as disciplinas de História da Igreja, Missões,
Cosmovisão Cristã, Educação Cristã. Fundador da Associação Beneficente Evangélica
de Lucas do Rio Verde. Casado com Alzenir e pai de Anna Heler Delgado.

+