• Cuiabá
  • DOMINGO, 6 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
20/07/2020 - 09:54

Em Sinop, a disputa entre o criador e a cria promete temperatura alta na corrida sucessória municipal

Sinop, cidade localizada distante 500 quilômetros da Capital, com cerca de 142 mil habitantes e o quarto maior colégio eleitoral de Mato Grosso, com 84 mil eleitores, promete uma disputa histórica nas próximas eleições entre dois aliados politicamente, a atual prefeita da cidade, Rosane Martinelli (PL), e o deputado federal Juarez Costa (MDB). Rosane Martinelli, antes de se eleger prefeita em 2018, foi vice-prefeita do município em dobradinha com o hoje deputado federal Juarez Costa.

Na eleição de 2012, Juarez Costa foi eleito prefeito da cidade com 35.017 votos, na ocasião, 61,12%% do total dos votos válidos. Rosane Martinelli, em 2016, sagrou-se prefeita com  23.981 votos, ou seja, 39,55% do total de votos válidos. O segundo colocado na disputa com a prefeita foi o empresário Roberto Dorner, com 20.593 votos, 33,96% dos votos válidos.

“Aqui é o Brasil que deu certo”, diz a prefeita que, apesar de argumentar que o momento não é propício para discutir eleição, admite ter orgulho em administrar a cidade considerada a Capital do Nortão mato-grossense e que a reeleição é uma consequência do trabalho que vem desenvolvendo.

O deputado federal Juarez Costa, que deve enfrentar sua pupila neste ano

“Reeleição é consequência de um trabalho realizado. Estamos trabalhando a política eleitoral, sim, mas o foco é a saúde”, disse. “Se fizer um bom trabalho com certeza teremos oportunidade de vir à reeleição, se não fizer um bom trabalho, as pessoas não vão querer. Esse é o meu sentimento, o meu compromisso”, afirma a prefeita. Por conta da pandemia, a prefeita argumenta que falta tempo para atuar com maior empenho na questão política.

“Sinop é a maior cidade da região Norte de Mato Grosso, a quarta do Estado. Nós somos referência na região Norte em muitos aspectos. Ano passado nós batemos recorde no número de abertura de novas empresas. Mais de duas mil empresas abertas. Este ano, de janeiro a maio, foram 1083 empresas, entre pequena, média e grande. Sinop não para”, admite Rosana Martinelli.

Segundo a gestora, que faz parte das 15 prefeitas mulheres eleitas na eleição de 2018 em Mato Grosso, Sinop vive um momento de muitas obras. “São muitas obras em andamento, empresas chegando, eu me orgulho muito de estar prefeita do município. É a 26ª cidade entre as cem melhores do País, para se investir”, comenta com otimismo a prefeita.

Atual prefeita Rosane, que foi vice de Juarez, sai para a reeleição

“Meu desafio é ser mulher. Pretendo continuar mostrando que as mulheres têm capacidade muito grande e isso já é visível em vários segmentos. A mulher é capaz, ela pode, ela faz acontecer. Não queremos ser mais, apenas o respeito que a mulher merece. Trabalho com foco em ser exemplo para que muitas mulheres entrem na política”, confessa.

 

Conforme a prefeita, “esse momento é de união, de colaborar, cada um precisa fazer mais. Cada um precisa dar uma contribuição maior e a sociedade precisa se conscientizar da sua responsabilidade. Hoje, ser gestor, no mandato, está sendo muito desafiador. Muito trabalho e, além disso, um ano político-eleitoral. Que é o mais difícil, onde muitas pessoas, vereadores, ao invés de contribuir, muitos atacam. Estamos com muito pouco tempo hoje de falar em política, trabalhar politicamente devido a isso, porque hoje nossa prioridade é salvar vidas”, completou.

Sinop é polo de uma macrorregião composta por, pelo menos, 28 municípios, cuja população regional soma mais de um milhão de habitantes.

 

 

 

Fonte:  Odocumento

+