• Cuiabá
  • SEGUNDA-FEIRA, 12 , MAIO 2025
  • (65) 99245-0868
30/09/2020 - 10:05

Reunião Gerencial destaca IDEB de escolas da Rede Municipal de Várzea Grande

A reunião teve como objetivo preparar a Rede Municipal de Ensino para o possível retorno de aulas presenciais na adoção de todos os protocolos exigidos em tempo de pandemia.

Em reunião com todos os gestores das escolas da rede municipal de Várzea Grande realizada na última semana pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o secretário Silvio Fidelis destacou os resultados positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas da rede municipal de Várzea Grande.

A reunião foi realizada observando todos os protocolos de segurança e saúde adotados pelo município em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, o encontro de trabalho ocorreu no Anexo II da Smecel, no bairro Marajoara, com o uso obrigatório de máscara, uso de álcool em gel e na entrada com aferição a temperatura corporal de todos os participantes.

Em suas considerações iniciais, o secretário Silvio Fidelis deu as boas vindas a todos, lembrando que o último encontro com todos os gestores das unidades escolares aconteceu no início o ano, ainda sem o aparecimento da pandemia no país e em Mato Grosso que mudou todas as práticas regulares que prevê aglomerações nas atividades de lazer ou trabalho.

O secretário repassou informações importantes sobre as atividades referentes a pasta da Educação, assim como orientações sobre as diversas atividades que os profissionais estão desenvolvendo junto aos estudantes de forma remota.

O documento do Plano Estratégico para o possível retorno das atividades escolares presenciais na Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande foi divulgado e debatido com a participação de todos. O Plano Estratégico foi elaborado pelos profissionais da Secretaria de Educação, com a orientação do Secretário Silvio Fidelis, juntamente com a Subsecretária Benedita Ponce, com a Superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon, com o Conselho Municipal de Educação e a participação dos departamentos de Recursos Humanos e Assessoria Jurídica, que normatizam as ações visando o retorno às atividades presenciais garantindo a segurança e redução dos riscos de contaminação no ambiente escolar, porém para o retorno, aguarda-se decisão do Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus, e do  Governo do Estado

O secretário informou que a rede municipal de Educação está tomando todas as providencias e ações conjuntas estão sendo planejadas e executadas para que as escolas retornem às atividades presenciais quando houver a autorização para o retorno por parte das autoridades estaduais e municipais. “Todos os profissionais da rede municipal estão trabalhando para o retorno seguro, garantindo a máxima segurança para alunos, professores e toda comunidade escolar” informou.

Durante a reunião, Fidelis destacou o desempenho das escolas do município na elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município. Divulgado em setembro, o novo índice referente a avaliação feita em 2019, traz cinco escolas que possuem o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) entre as 6 primeiras escolas que figuram no topo do índice do MEC. Com a pontuação de 4.5, a EMEB Tenente Abílio da Silva Morais ficou com a primeira colocação nos resultados das escolas com 8º e 9º anos (anos finais), seguida pela EMEB Paulo Freire – 4.4, EMEB Profa. Maria Barbosa Martins – 4.1, EMEB Gonçalo Domingos de Campos – CAIC – 3.9, EMEB Lenine de Campos Póvoas – 3.9 e EMEB Júlio Domingos de Campos – 3.7.

Para os anos iniciais (4ª série/5º ano), a EMEB Profa. Marilce Benedita de Arruda ficou em primeiro lugar com a pontuação 6,8, seguida da EMEB Profa. Rita Auxiliadora Campos com 6,6, EMEB Emanuel Benedito de Arruda com 6,0 e EMEB Profa. Salvelina Ferreira da Silva empatada com a EMEB José Estejo de Campos com 6,0.

O secretário parabenizou os alunos, professores, coordenadores e gestores e reconheceu que os avanços na educação municipal é o resultado do trabalho de todos os profissionais e da comunidade escolar de Várzea Grande.

Para o secretário, o Projeto Escola em Tempo Ampliado (ETA), programa idealizado pela prefeita Lucimar Campos, que promove atividades no contraturno escolar como dança, teatro, música, artesanato, prática esportiva, letramento e reforço pedagógico, teve papel fundamental na elevação do índice do IDEB assim como apresenta resultados positivos na melhoria do ensino/aprendizagem dos estudantes da rede municipal de Várzea Grande.

 

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

+