- Cuiabá
- TERÇA-FEIRA, 8 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
A Secretaria de Assistência Social fez o lançamento do Programa de Desenvolvimento Socioterritorial – PDTS – no Residencial São Benedito II, em parceria com Banco do Brasil. Na solenidade, os beneficiários do Residencial tiveram a oportunidade de conhecer o projeto e se inscrever para diversos cursos profissionalizantes e atividades físicas, culturais e esportivas que ele propõe, estabelecendo, assim, uma relação interdisciplinar entre moradores, equipe técnica do trabalho social, associação de moradores e órgãos públicos e privados. De acordo com o projeto original, cerca de mil famílias serão beneficiadas.
A secretaria de Assistência Social, Flávia Omar, explicou que o Programa de Desenvolvimento Socioterritorial tem como objetivo proporcionar às famílias do residencial, além de moradia digna, o convívio organizado em condomínio, gestão comunitária dos espaços comuns, a promoção do bem estar social, a melhoria das condições ambientais, de saúde e da qualidade de vida, visando o atendimento e acompanhamento social por meio de diversas atividades. “A ideia é participar essa comunidade em ações de mobilização, organização e fortalecimento social, educação ambiental e patrimonial, bem como desenvolvimento socioeconômico e apoio à gestão condominial”.
Nesse sentido, várias atividades serão realizadas ao longo de 24 meses que é o período de execução do plano. E o início é imediato. Serão oferecidas oficinas e cursos, entre outros. Terão atividades de lazer e integração em datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal além de oficinas de convivência interpessoal.
“Recebemos essa apresentação com muita satisfação porque sabemos que esse trabalho que será executado é uma ajuda de promoção social. Não vai onerar a prefeitura porque é recurso federal especificamente para ser aplicado com essa finalidade. Ou seja, vamos trazer vários benefícios para integração das pessoas na comunidade, valorização das famílias, enfim, é uma ajuda muito bem vinda realizada por uma empresa especializada que vai oportunizar capacitação e transformar a vida da nossa população”, disse a secretária.
A apresentação do Programa será feita também em cada um dos residenciais para entendimento das famílias e até como forma de divulgar e convidar as pessoas a participarem do programa que é custo zero.
O Programa será desenvolvido por um período de 2 anos e busca atingir mais de mil pessoas. As atividades serão programadas mensalmente e desenvolvidas no residencial. Além disso, os beneficiários já têm acesso ao plantão social, que atende as famílias com diversas orientações e instruções. Serão realizadas visitas domiciliares, oficinas socioeducativas, formação de lideranças, campanhas preventivas, cursos de capacitação e geração de renda.
“Este trabalho é muito importante para contribuir com a sustentabilidade territorial, tem um caráter interventivo e não se restringe a ações isoladas, é articulado com as demais políticas públicas, as quais são imprescindíveis nesse processo”, explica Flávia Omar.
Por: Cláudia Joséph – Secom/VG