- Cuiabá
- SÁBADO, 5 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
Certa vez vi e ouvi pela televisão, uma palestra de um ministro religioso, americano, falando sobre o potencial humano, e ele usava uma semente e seu potencial latente para ilustrar o que queria demonstrar.
Ele dizia: vamos supor que você tenha nas mãos uma semente de uma árvore qualquer, e alguém lhe faça a seguinte pergunta: o que você tem nas mãos? Uma semente, responderia. Sim, é uma semente que você tem em suas mãos, mas a resposta não representa toda verdade.
Depois de pensar um pouco, você poderia responder: tenho uma árvore bem aqui nas minhas mãos! Não querendo ser muito insistente, acho que a resposta ainda não está completa. Falando em potencial latente, a semente que você tem na palma da mão carrega uma floresta!
Potencialmente você tem uma floresta em suas mãos, mas, para que ela se transforme numa árvore e depois numa floresta, é necessário que seja lançada na terra; é necessário que lhe sejam dadas às condições necessárias de luz, calor, umidade etc., para que ela nasça, cresça, floresça, frutifique e produza outras sementes, que por sua vez se transformarão em muitas outras árvores, formando uma imensa floresta!
Todos nós estamos cansados de ouvir alguém dizer: fulano tem um potencial imenso! Nós mesmos achamos que poderíamos realizar muito mais do que temos realizado. Dizem que só utilizamos 5% a 10% do potencial que detemos. Por quê? Por que existe tanta gente fracassada? Por que existem tantas pessoas se arrastando como vermes pelo mundo, vivendo vidas miseráveis, transformadas em sapos, vivendo como sapos? Por que foram transformadas em galinhas, ciscando o pó da terra, vivendo no mundo pequeno do galinheiro, sem a visão ampla da águia que voa a uma altitude de dez mil metros?
Minha mãe contava muitas histórias de príncipes e princesas, e numa dessas histórias o príncipe vira sapo, e é necessário que uma princesa lhe dê um beijo para que ele volte a ser príncipe.
Fomos criados a imagem e semelhança de Deus, e deveríamos viver como príncipes, no entanto, de repente, no vemos e somos vistos pelos outros vivendo como sapos.
Há uma maneira, e uma só maneira de nos transformarmos em príncipes e princesas, como Jacó, que vivia como sapo, e no seu encontro com Deus em Peniel, é transformado em Israel (Príncipe com Deus)
Todos nós temos, como a semente, um potencial imenso que precisa manifestar-se através de atitudes, de obras, de frutos, de coisas patentes, que possam ser vistas e admiradas.
CorrêaJoséAbraão
“Toda semente traz em si a promessa de muitas florestas. Mas a semente não pode ser guardada. Ela precisa doar sua intrínseca capacidade de gerar ao solo fértil. Ao doar-se, seus fluxos vitais manifestam-se materialmente”. (deepak chopra)
Colaborador: Pastor José Corrêa.