• Cuiabá
  • QUARTA-FEIRA, 9 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
17/01/2021 - 11:20

Anvisa avalia uso emergencial de vacinas contra a Covid neste domingo; MT poderá usar aviões para distribuição aos municípios

Estado garante que distribuição de vacinas contra a Covid-19 acontecerá em tempo recorde aos municípios

A força-tarefa do Governo do Estado, capitaneada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES-MT), poderá ter o apoio de seis aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), para a distribuição das vacinas contra a Covid-19 para os municípios.

De acordo com o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, a vacinação seguirá o Plano Nacional de Imunização (PNI), definido pelo Ministério da Saúde. No entanto, a logística, bem como a segurança necessária para a distribuição das vacinas e dos insumos para a aplicação, serão disponibilizadas pelo Governo do Estado.

Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa os pedidos de uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19, no Brasil: a vacina AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, em parceria com a Universidade de Oxford, e o imunizante CoronaVac, vacina produzida pela farmacêutica SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo.

De acordo com Figueiredo, o envio será feito assim que o Ministério da Saúde disponibilizar o imunizante, afirma o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, ao sinalizar que o Estado está preparado para a distribuição da vacina – seja via terrestre ou aérea.

“Assim que recebermos a vacina no aeroporto, o Estado vai iniciar a distribuição. Cuiabá e Várzea Grande terão acesso aos medicamentos imediatamente. Na sequência, considerando a quantidade que recebermos, o Estado vai encaminhar os imunizantes para os 14 polos regionais, que serão a ponte de distribuição aos municípios”, garante.

 

 

Fonte:  www.odocumento.com.br

+