• Cuiabá
  • SÁBADO, 23 , AGOSTO 2025
  • (65) 99245-0868
18/01/2021 - 08:53

Demonstração pró-armas definida para capital da Virgínia após o cerco ao Capitólio

Ativistas pelos direitos das armas irão convergir para a capital do estado da Virgínia na segunda-feira para uma manifestação anual que ocorre em um momento especialmente tenso este ano, após o cerco ao Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro e dois dias antes da posse presidencial .

“Lobby Day” tem autoridades em alerta em Richmond, cerca de 110 milhas (175 km) ao sul de Washington, DC, onde o presidente eleito Joe Biden tomará posse na quarta-feira, substituindo o presidente republicano Donald Trump.

O Lobby Day ocorre em um clima altamente polarizado, após um ano em que manifestantes anti-racistas e nacionalistas brancos entraram em confronto em todos os Estados Unidos, e enquanto defensores estridentes de Trump se agarram à esperança de que ele possa permanecer no poder.

As manifestações pró-Trump em todo o país, programadas para domingo, em grande parte fracassaram depois que o FBI emitiu alertas e vários estados implantaram a Guarda Nacional.

“Estamos aparecendo para lembrá-los de que ainda estamos aqui”, disse à Reuters um ativista dos direitos das armas, que se identificou apenas como Trevor, em frente ao parlamento da Virgínia na noite de domingo, percorrendo o perímetro para ajudar a planejar o protesto.

Os virginianos tradicionalmente fazem petições aos legisladores no dia do lobby, no início da sessão da Assembleia Geral do estado, com a pró-arma Virginia Citizens Defense League assumindo um papel de liderança nos últimos anos.

Outros grupos, incluindo o movimento anti-governo “boogaloo” estarão presentes na segunda-feira, assim como manifestantes liberais. O dia do lobby sempre cai no dia de Martin Luther King Jr., um feriado nacional em homenagem ao líder dos direitos civis assassinado em 1968.

Os meninos do Boogaloo também percorreram o perímetro da assembleia estadual no domingo, fazendo poses com rifles semiautomáticos para fotógrafos.

Philip Van Cleave, líder da liga de defesa, disse que os manifestantes virão de lugares distantes como Nova York e Texas. O grupo diz que planeja fazer uma petição aos legisladores estaduais para afrouxar o freio para armas, como fez durante muitos dias de lobby no passado.

“Faz 25 anos que fazemos isso”, acrescentou Van Cleve. “Nunca tivemos um único problema. Sem prisões, nada. ”

A polícia estimou a multidão no ano passado em 22.000.

 

+