- Cuiabá
- SÁBADO, 23 , AGOSTO 2025
- (65) 99245-0868
A Rússia e a Turquia abriram um centro conjunto no sábado para observar um cessar-fogo em Nagorno-Karabakh, que foi acordado após uma explosão do conflito na região no ano passado, disse o ministério da defesa do Azerbaijão no sábado.
O centro, que os dois países concordaram em abrir em novembro, foi oficialmente inaugurado na região de Agdam, no Azerbaijão. A equipe contará com 60 militares da Turquia e da Rússia, disse o Ministério da Defesa em um comunicado.
Após seis semanas de combates, o Azerbaijão e a Armênia assinaram um cessar-fogo mediado pela Rússia para o enclave, que é internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, mas principalmente povoado por armênios étnicos.
A Turquia disse na sexta-feira que um general turco e 38 funcionários trabalharão no centro.
O Ministério da Defesa russo, citado pela Interfax, disse que “o monitoramento será realizado por meio do uso de veículos aéreos não tripulados, bem como da avaliação de dados recebidos de outras fontes”.
A Turquia apóia o Azerbaijão em relação ao Nagorno-Karabakh e criticou os copresidentes do chamado Grupo de Minsk da OSCE por não resolverem o conflito de longa duração em décadas de mediação. O Grupo Minsk é liderado pelos Estados Unidos, França e Rússia.
Fonte: Reuters