- Cuiabá
- TERÇA-FEIRA, 15 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (2), a 3ª fase da Operação Papagaio de Ouro. A ação tem o objetivo de desarticular crimes ambientais. A Ação foi autorizada pela Justiça Federal de Cáceres (a 230 km de Cuiabá). São cumpridos 8 mandados de buscas e 1 de prisão.
O grupo investigado realizou movimentações financeiras suspeitas que atingiram o montante de R$ 100 milhões em menos de cinco anos. Em um dos casos, o investigado utilizou as contas bancárias de sua filha de nove anos de idade, para movimentar quase R$ 10 milhões em dois anos.
A Polícia Federal busca arrecadar provas para aprofundar a investigação e apreender o patrimônio adquirido por meio do crime. A Justiça Federal também determinou o sequestro de imóveis e veículos, bloqueio de contas bancárias e até a suspensão das atividades de uma empresa que estaria atuando como se fosse uma instituição financeira clandestina em Pontes e Lacerda.
O nome da operação é uma referência ao Córrego do Papagaio, local onde a investigação teve início. A Polícia Federal recebeu uma denúncia de que a área estava sendo poluída com os rejeitos do garimpo ilegal.
A primeira fase ocorreu em agosto de 2020 com o objetivo de investigar a exploração ilegal de ouro na região de Pontes e Lacerda. Já a segunda fase, em setembro, desarticulou uma suposta associação criminosa voltada à exploração ilegal de ouro.
Nas duas fases iniciais, foram apreendidos diversos veículos, máquinas, imóveis, gados e valores obtidos com a exploração ilegal de ouro.
Fonte: Odocumento