• Cuiabá
  • TERÇA-FEIRA, 8 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
16/04/2021 - 13:57

Ministério da Saúde recomenda que se possível, mulheres adiem gravidez devido à fase grave da pandemia

Grávidas com doenças prévias devem se vacinar contra Covid-19 e gestantes sem doenças também podem receber vacina

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde,  Raphael Parente, pediu, nesta sexta-feira (16), que as mulheres adiem a gravidez até haver uma melhora da pandemia, se for possível. “Caso possível, postergar um pouco a gravidez, para um melhor momento, em que você possa ter a sua gravidez de forma mais tranquila. É óbvio que a gente não pode falar isso para alguém que tem 42, 43 anos, mas para uma mulher jovem, que pode escolher um pouco ali o seu momento de gravidez, o mais indicado agora é você esperar um pouquinho até a situação ficar um pouco mais calma”, disse.

O número de mortes de gestantes e puérperas por Covid-19 no país em 2021 já representa cerca de 79,3% do registrado em todo o ano de 2020. Segundo dados apresentados pelo Ministério da Saúde em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, enquanto em 2020 foram registrados 546 óbitos nesse grupo, em 2021, com apenas quatro meses, foram 433.

O Ministério avalia ainda recomendar a vacinação para todas as gestantes. Atualmente, de acordo com uma nota técnica emitida pela pasta em março, a imunização é recomendada apenas para grávidas com comorbidade.

As grávidas que não têm doenças também podem ser vacinadas depois de passar por uma avaliação de risco e benefícios. “Já estamos em um trabalho muito forte junto com a Secretaria de Vigilância em Saúde e com o Programa Nacional de Imunizações para, se for o caso, aumentar essa recomendação para todas as gestantes”, concluiu.

 

 

Fonte:  Odocumento

+