13/05/2021 - 14:47
Vereador Eduardo participa de reunião com ministro para discutir implantação de projetos do Governo Federal em Cuiabá
Em reunião em Brasília, nesta terça-feira (11), o vereador por Cuiabá, Eduardo Magalhães (Republicanos), junto com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e o deputado federal Emanuel Neto (PTB) acertaram detalhes com o Ministro da Cidadania, João Roma Neto sobre a implantação, em breve de quatro importantes projetos do Governo Federal para a capital.
Os projetos em pauta são:
Banco de Alimentos
O Ministério da Cidadania mapeia os bancos de alimentos públicos, que têm a gestão feita por governos estaduais ou prefeituras, além das CEASAS, e monitora a atuação dos bancos associados à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, que somam, entre instituições públicas, privadas e da sociedade civil. Esses alimentos abastecem instituições sem fins lucrativos, e garante o recebimento e distribuição eficiente das doações de alimentos ganhou relevância ainda maior.
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
O PAA adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e também para a rede pública de saúde e educação. A Prefeitura de Cuiabá disponibiliza uma van, e com uma balança de precisão, pesa o produto, e o Governo Federal realiza o pagamento direto na conta do produtor.
Programa Cisternas – captação de águas da chuva
O Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas), financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social desde 2003, tem como objetivo a promoção do acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo. O público do programa são famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, com prioridade para povos e comunidades tradicionais. Para participarem, as famílias devem necessariamente estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Crédito para cidadãos de baixa renda
O programa lançado pelo Governo Federal vai levar microcrédito à população de baixa renda. A expectativa é assinar 10 milhões de contratos até dezembro de 2022 e garantir R$ 40 bilhões em créditos para pessoas de baixa renda que queiram começar ou ampliar o próprio negócio.
De acordo com o vereador, “esse encontro é um retorno da visita que fiz mês passado em Brasília e conheci esses projetos voltados para pequenos produtores da área rural e urbana de Cuiabá, gerando renda, emprego e riquezas”.
Fonte: Câmara Municipal de Cuiabá