- Cuiabá
- SEGUNDA-FEIRA, 14 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
Quarenta policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores, lotados nas unidades circunscritas da Delegacia Regional de Juína (735 km a noroeste de Cuiabá), receberam à diretoria-geral da Polícia Civil para a região gerencial realizada na manhã desta sexta-feira (21.05).
O encontro para tratar de assuntos estratégicos e outros de interesse da instituição aconteceu no auditório “Plenário Henrique Simionatto” da Câmara Municipal de Juína, onde servidores das delegacias de Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juína, Juruena, Porto dos Gaúchos e Tabaporã, estiveram presentes.
Promovida pelo delegado-geral, Mário Dermeval, a reunião falou sobre os projetos e avanços da Polícia Civil conquistados por meio de ações estratégicas, parcerias que buscam aperfeiçoar cada vez mais com qualidade os trabalhos da instituição que são elaborados com base em três alicerces: empreendedorismo, estruturação e efetivo.
Na apresentação, o gestor falou da implantação do inquérito policial eletrônico, da aquisição das carteiras funcionais (física e digital), além dos novos produtos em andamento, como o Termo Circunstanciado de Ocorrência Avançado, kit coleta biométrica, gravação de oitivas, reconhecimento facial, catálogo de objetos 3D, central de intimação, entre outros futuros lançamentos.
![]() |
Um dos pontos mais abordados foi a necessidade de melhorias estruturais, visando promover um ambiente adequado e de qualidade aos profissionais. Como exemplo, foram mostradas as reformas das delegacias em andamento em Campo Verde, Sorriso, Matupá, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, a sede da Diretoria Geral na Capital, além do projeto em fase inicial de tratativas que é o Complexo da Polícia Civil de Rondonópolis.
De acordo com o delegado-geral a reunião gerencial é para passar a filosofia de trabalho que a gestão tem buscado. “Nossa intenção é demonstrar para os policiais civis a necessidade de firmar parcerias, que permitam resultados positivos no que tange crescimento e evolução da instituição em todo Estado de Mato Grosso”, disse Mário Dermeval.
O diretor de Interior da Polícia Civil, Walfrido do Nascimento, também destacou a relevância da integração para conseguir melhorias. “A diretoria quer mostrar para os servidores quanto a instituição está evoluído e se tornando parâmetro para as Polícias Civis de outros estados”, completou Walfrido.
![]() |
Na ocasião, o delegado regional de Juína, Carlos Francisco de Morais, falou da extrema importância dessa aproximação da diretoria com as regionais de familiarizar toda a gestão estratégica com a prática operacional, ressaltando que essa atuação mais próxima faz com que os servidores tenham mais confiança nas ações desenvolvidas.
“Essa integração faz com que alguns problemas não compreendidos, sejam levados de forma direta à diretoria da instituição, a qual passa a ter conhecimento das situações enfrentadas pelos policiais. Esse relacionamento mais próximo traz muita confiança e credibilidade, devendo esse tipo de reunião ocorrer sempre”, finalizou o delegado Carlos Francisco.
Participaram da reunião, o delegado-geral Mário Dermeval, o diretor de Interior, Walfrido o Nascimento, do delegado regional de Juína, Carlos Francisco de Morais, o coordenador do Centro de Tecnologia da Informação (COTI) Fábio Ferreira, equipes da Gerência de Operações Especiais (GOE), da Diretoria de Execução Estratégica (DEE) e outros servidores da regional.
![]() |
ENCONTRO COM OS PREFEITOS
Ainda no município de Juína (735 km a noroeste de Cuiabá), a diretoria da Polícia Civil reuniu na tarde de sexta-feira (21.05), com os prefeitos e representantes das cidades de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juína.
As autoridades do Poder Executivo Municipal estiveram presentes no “Plenário Henrique Simionatto”, onde os chefes da Polícia Civil apresentaram as ações e projetos que vêm sendo desenvolvidas em prol da segurança pública na região, bem como conheceram mais sobre a função e forma de trabalho da Polícia Civil.
O encontro teve como foco principal estabelecer e estreitar relação com a população, promover parcerias e propostas de integração, além de ouvir demandas, opiniões, reivindicações, bem como prestar contas dos trabalhos de âmbito da instituição policial.
Durante a reunião o delegado-geral, Mário Dermeval, discorreu sobre a oportunidade de troca de informação com os municípios, e através do contato direto tornar possível a construção de projetos e melhorar a qualidade do serviço prestado à sociedade. “Estamos pessoalmente para debater questões voltadas para a atuação da Polícia Civil nas respectivas cidades, com o propósito de aprimorar e melhorar o trabalho desenvolvido pela instituição”, disse Mário Dermeval.
O prefeito de Colniza, Milton de Souza Amorim, conhecido como Miltinho, falou sobre a relevância do encontro para a região, principalmente Colniza, “Mesmo sendo um município distante, Colniza está recebendo todo o amparo da Polícia Civil, inclusive, com deflagrações de operações policiais que representam muito para a população”, ponderou Miltinho.
O representante do Poder Executivo municipal destacou ainda que a reunião com a participação dos prefeitos da região teve grande proveito, por estreitar relações e criar elos entre as autoridades municipais e a instituição. “Eu percorri 300 quilômetros de estrada de chão, saindo de Colniza para Juína, para participar desta reunião, e estou saindo bastante satisfeito com tudo que foi apresentado pela gestão da Polícia Civil”, disse Miltinho.
Após as apresentações o prefeito de Juína, Paulo Veronese, agradeceu a presença dos diretores da Polícia Civil no município, e destacou que esse tipo de ação demonstra a grande importância da região e também uma iniciativa de mudança de postura, onde se busca por estruturas melhores de trabalho para os policiais civis.
“Essa reunião demonstra a confiança que a instituição tem em suas equipes de profissionais, e nós ficamos gratos e felizes enquanto cidade polo. A Polícia Civil e todas as pessoas envolvidas estão de parabéns, pela oportunidade dessa conversa direta e por proporcionar a população de toda nossa região mais segurança”, finalizou Paulo Veronese.
Participaram também da reunião o prefeito de Castanheira, Jakson de Oliveira Rios, o vice-prefeito de Cotriguaçu, Valdivino Mendes dos Santos, e o vereador de Aripuanã, Guiomar.