• Cuiabá
  • TERÇA-FEIRA, 6 , MAIO 2025
  • (65) 99245-0868
13/09/2021 - 10:05

Governo propõe envio de comissão à China para esclarecer casos de “vaca louca”

Governo propõe envio de comissão à China para esclarecer casos de “vaca louca”

O ministério da Agricultura e Planejamento propôs à China o envio de uma missão técnica para elucidar os casos de vaca louca que cessaram a exportação ao país temporariamente desde o dia 4, informa o jornalista Marcelo Nino. O país asiático ainda não respondeu se aceitará a oferta.

Os casos não representam risco à pecuária brasileira por se trataram de casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (nome técnico do mal), que ocorrem naturalmente em animais de idade avançada e não oferecem riscos sanitário.

A medida de enviar uma delegação ao país faz parte do protocolo acordado entre o Brasil e a China para casos desse tipo, no entanto, acredita-se que mesmo sem o envio da comitiva a exportação de carne seja retomada.

A expectativa é de que as exportações brasileiras possam ser retomadas num prazo de até 14 dias, como ocorreu em 2019, a última vez em que elas foram suspensas por casos do mal do vaca louca.

Fonte: IG ECONOMIA
+