- Cuiabá
- SEXTA-FEIRA, 20 , JUNHO 2025
- (65) 99245-0868
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), criticou duramente a postura da Assembleia Legislativa no que diz respeito a troca do modal de transporte de VLT para BRT. Conforme o prefeito, o Poder Legislativo estadual precisa rever essa questão. Pinheiro também afirmou que o governador Mauro Mendes (União), nunca pisou na central de operações do VLT e que vai provocar uma visita do chefe do governo via vereadores da sua base na Câmara municipal.
“A linha é intermunicipal, a Assembleia nunca poderia ter aprovado a autorização da troca do modal sem ouvir as duas prefeituras, sem ouvir as duas cidades, as duas populações. Eles tocaram assim, a toque de caixa”, afirmou o prefeito.
“Eu tomei posse do segundo mandato, o Kalil foi eleito, dois meses depois aprovaram a troca do modal sem ouvir ninguém. Eu nunca vi isso na minha vida. Há um silêncio ensurdecedor da Assembleia Legislativa, nunca vi isso. Nos quatro mandatos meu como deputado estadual, nunca vi tamanha omissão do nosso Poder Legislativo estadual em uma ação que importa tanto a vida de milhares de pessoas”.
Conforme o prefeito, “o que os deputados têm condições de falar sobre o VLT para ter aprovado a troca. Eles precisam corrigir esse erro histórico com Cuiabá e Várzea Grande, precisam revogar essa lei. Não ouviram a sociedade, não ouviram os prefeitos, os vereadores. Já estou estudando para questionar essa lei pela falta de legitimidade. A Assembleia precisa se aproximar do povo, se aproximar das ruas e discutir melhor essa questão do modal”.
Sobre o imbróglio da venda dos vagões, Emanuel Pinheiro disse que “o governador nunca pisou na central de operações do VLT. Vocês tem alguma foto dele lá? Ele nunca pisou lá, daí falaram para ele que os vagões estavam enferrujados, ele vendeu. Nessa daí eu até defendo ele, ele foi inocente útil aí, o sistema que quer acabar com o VLT no entorno dele, não sei por qual interesses, interesses duvidosos, querem destruir o VLT, falaram para ele que estava tudo acabado. E ele foi e repetiu”.
Segundo Pinheiro, ele (Mendes) não conhece, eu não vou convidá-lo para uma visita porque ele não vai. A imprensa poderia convidar, mas eu vou pedir para os vereadores, a minha base, convidar o governador para fazer uma visita na central de operações do VLT. Daí ele vai ver se está acabado mesmo, se está enferrujado”, completou.
Fonte: Odocumento