- Cuiabá
- SÁBADO, 12 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
A médica e pré-candidata ao Senado Federal pelo PSB, Natasha Slhessarenko, se reuniu com integrantes da Colônia de Pescadores Z3, em Rondonópolis, para discutir as principais demandas do setor juntamente com o deputado e pré-candidato à reeleição Wilson Santos (PSD).
O encontro foi organizado pela presidente da Associação do Segmento de Pesca do Estado de Mato Grosso, Nilma Silva (ASP-MT). No contato com os profissionais da pesca, a principal reivindicação foi a liberação da pesca do Dourado – assunto que deve ser discutido ainda esse mês em Mato Grosso – e ações para que o pintado não entre no rol de peixes proibidos de pesca em Mato Grosso.
A portaria 148, de 7 de junho de 2022, do Ministério do Meio Ambiente, incluiu o pintado na lista de espécies em extinção. Em Mato Grosso a espécie foi considerada vulnerável e para que essa proibição não aconteça aqui no território é preciso provar ao Governo Federal, diante de cinco quesitos, que esse surubim não corre perigo. A proibição da pesca do pintado passa a vigorar a partir de 5 de setembro.
A Colônia Z3 é composta por 400 famílias que sobrevivem da pesca. “Se fechar o pintado, acabou a pesca em Mato Grosso”, disse o pescador Alessandro, que estava presente na reunião e destacou que sua única fonte de renda é a atividade pesqueira.
Para que esse segmento seja amparado, Nilma defendeu que, além de ter voz na Assembleia Legislativa, é preciso ter um nome no Senado. Destacou que Natasha é uma pessoa honesta, de boa índole e que se chegar ao Senado, vai defender os pescadores. “Povo da pesca, essa é a Natasha. Vamos trabalhar, ajudar e cobrar dela”, ponderou Nilma. A presidente da ASP-MT ainda ponderou que é a primeira vez, nesses 10 anos de militância pela categoria, que vê uma mulher pré-candidata se dedicar à pesca.
O deputado estadual Wilson Santos, que vem trabalhando no Legislativo estadual em prol da categoria, reforçou que Natasha está colocando o nome à disposição porque decidiu sair da posição de “estilingue para virar vidraça”. “É sangue novo, cara nova, que está colocando o nome à disposição. Natasha saiu do conforto dela como médica e empresária para apresentar-se num ato cívico e democrático. Ela tem transparência, honestidade, é diferente e está para servir a sociedade”.
Natasha disse aos presentes que ingressou na disputa eleitoral deste ano por acreditar que é possível fazer uma política diferente. “Por isso estou saindo do meu conforto para me dedicar a essa pré-candidatura ao Senado. Chegando ao Senado, vamos defender as causas da pesca. É preciso levar mais amor, mais carinho e atenção às pautas sociais do que está tendo hoje. Quero servir para fazer o bem. Contem comigo. Vamos sentar juntos para discutir projetos de interesse da comunidade pesqueira”.
“Precisamos de alguém em Brasília para revertermos essa situação do pintado”, reforçou Nilma.
Fonte: Odocumento