• Cuiabá
  • TERÇA-FEIRA, 8 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
21/11/2022 - 08:21

Presidente da Câmara prega ‘independência’ com respeito e harmonia a partir de 2023

O vereador Chico 2000 (PL), presidente eleito da Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá para o biênio 2023/2024, disse ao Portal ODocumento que pretende, no comando da Mesa Diretora da Casa de Leis a partir do próximo ano, manter uma relação independente, harmônica e respeitosa junto à gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). “Precisamos reforçar o que está estabelecido na Constituição Federal, são dois poderes independentes, porém, precisam ser harmônicos para que tenhamos uma Cuiabá muito melhor, uma Cuiabá com investimentos em todos os setores e segmentos necessários para promover melhor qualidade de vida à população. Será com independência, porém, com respeito, de forma educada, de forma harmônica. Essa é a relação que teremos com o Executivo”, destacou o parlamentar.
“Não tenha dúvida que quando for necessário, qualquer secretário da Capital será chamado para vir a esta Casa de Leis dar esclarecimentos, mas com muito respeito, com muita serenidade. Sempre vou me posicionar com coerência, pois é principalmente nas divergências que temos de ser respeitosos”, argumentou.
Segundo o presidente eleito da Câmara de Vereadores, A constituição de 1988, em seu artigo segundo, trata da separação de poderes dispondo que “são poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. “A Constituição explícita os três poderes são independentes e harmônicos. Por isso, a relação entre os poderes deve ser de muita independência e altivez, mas com absoluta harmonia e respeito. Os poderes precisam uns dos outros para funcionar tranquilamente”, acrescentou Chico 2000.
O parlamentar, que está no seu quinto mandato, fez questão de destacar que tem o respeito como base de sua vida e ações.”Eu estou na Casa há cinco mandatos, sempre tive a compreensão de que a base de tudo é o respeito. Com relação aos demais pares, as divergências que existem são naturais, elas existem dentro do plenário, fora somos vereadores, somos seres humanos e nos respeitamos.E assim pretendo continuar me comportando na presidência da Câmara”, disse.
Sobre sua eleição para conduzir a Casa de Leis no biênio 2023/2024, com 18 dos 25 votos, Chico 2000 atribuiu ao ‘trânsito positivo’ que mantém na Casa de Leis com todos, indistintamente.”Conseguimos essa eleição sempre em razão do trânsito positivo que sempre tive com todos. Sou presidente da CCJR, da Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária, sempre procurei orientar os vereadores em relação aos projetos, divergindo na questão política, mas sempre com muito respeito”, completou.
Fonte:  Odocumento
+