• Cuiabá
  • QUARTA-FEIRA, 16 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
22/02/2023 - 09:51

Com baixos indicativos do passado, projeto de Câmara Itinerante divide opiniões até de vereadores

Desde que o então presidente da Câmara de Cuiabá Wilson Teixeira, o Dentinho, tentou instalar o projeto de Câmara Itinerante (em 1998), a iniciativa, que se resume em sessões parlamentares municipais nos bairros, ou não saiu do papel, ou quando muito, se derreteu logo nas cinco primeiras sessões.

Outros vereadores, como Roberto França (1979-80), Chica Nunes (2005-2006) ou Júlio Pinheiro (2012-13) até que tentaram, mas os projetos foram como vôos de galinha.  Em alguns casos, como ocorreu com o então vereador Sérgio Ricardo, em 2001, houve sessões individuais, com atuação do próprio vereador e alguns convidados em determinados bairros.

Sessão itinerante em 2013, na gestão Júlio Pinheiro: tempo perdido

Neste ano, o recém-empossado presidente da Câmara Municipal, vereador Chico 2000, quer retomar a Câmara Itinerante, com novo formato, principalmente com a introdução de atrativos, e com curta duração para cada sessão. “Realmente, as sessões geralmente são cansativas, mas estamos estudando formas de torná-las mais atrativas”, diz o vereador.

Chico quer começar no segundo semestre os primeiros eventos, e trabalha com líderes comunitários para entabular localidades, datas e temas. Uma das projeções é levar, a convite, secretários municipais para os bairros, o eu pode acelerar providências para as demandas.

Algumas lideranças comunitárias são céticas sobre benefício, lembrando o projeto quer nunca decolou no passado, mas a maioria quer dar uma chance à atual iniciativa. Vereadores também se dividem nas opiniões e alguns até preferem reuniões individuais, com apenas um vereador, como já acontecia com o ex-vereador Sérgio Ricardo.

 

 

Fonte:  Odocumento

+