- Cuiabá
- QUINTA-FEIRA, 7 , AGOSTO 2025
- (65) 99245-0868
O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) fez duras críticas em relação à intenção do Governo Federal de aumentar terras indígenas no país. O parlamentar esteve debatendo o tema na Comissão de Reforma Agrária do Senado Federal.
Segundo o deputado, a fiscalização realizada pela Funai é precária, e pioraria ainda mais com o aumento das terras. “Precisamos de muita responsabilidade para tratar desse assunto. De maneira alguma o tamanho das terras vai melhorar a vida das pessoas (indígenas), a nossa Funai está sucateada e isso não se muda aumentando mais terras indígenas”, disse Assis.
Na Câmara, Assis foi um dos requerentes de audiência pública para debater o tem, que tramita no Poder Legislativo desde o ano de 2007. “Nós não somos contra os povos indígenas, de maneira alguma. Queremos que o nosso índio possa escolher progredir e trabalhar sua terra no sentido de prosperar”, ressaltou Assis.
O texto que trata do marco temporal para demarcação de terras indígenas foi aprovado nessa quarta-feira (23), na Comissão de Reforma Agrária do Senado, por 13 votos favoráveis, contra 3 contrários. O projeto segue agora para avaliação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Fonte: ODOC