• Cuiabá
  • DOMINGO, 6 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
04/09/2023 - 09:00

Na espontânea, Botelho vira e ultrapassa Abílio; Lúdio cresce, Fábio e Stopa patinam na corrida ao Alencastro

Desde que se apresentou como pré-candidato ao Palácio Alencastro, pela primeira vez, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, apareceu, em 1º lugar na modalidade espontânea da Percent

Faltando cerca de um ano para o sufrágio em Cuiabá, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), pela primeira vez, apareceu numericamente à frente do deputado federal, Abílio Júnior (PL), em recente pesquisa realizada pela Percent, contratada pelo portal ODOCUMENTO e TV Cuiabá.

Na modalidade espontânea, Botelho assumiu a liderança com 6,3% das intenções de votos, seguido por Abílio com 4,8%. O atual prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), é o terceiro colocado com exatos 3%, mas ele não pode concorrer novamente, em 2024, uma vez que já ocupa o seu segundo mandato consecutivo.

Espontânea

O deputado estadual, Lúdio Cabral (PT), após se posicionar no cenário eleitoral, ele evitou a pauta até meados deste ano, cresceu de forma consolidada e praticamente “demarcou” a terceira posição com 2,5% das citações.

Outros dois pré-candidatos ao Alencastro, José Roberto Stopa (PV), e Fábio Garcia (União Brasil), estão empacados com exatos 0,8%, número muito abaixo dos seus concorrentes direto, acima citados.

Quando se estimula o entrevistado com a apresentação de vários nomes, Abílio é o primeiro colocado com 20,3%, seguido muito de perto por Botelho que obteve 19,7% das citações. A diferença entre os dois principais postulantes ao cargo de prefeito de Cuiabá é de menos de 1%, fato que caracteriza rigoroso empate técnico.

Estimulada

A briga acirrada entre Abilio e Botelho mostra os dois em sentidos diferentes, quando detalhada através do gráfico variável. Enquanto o deputado federal caiu em relação a última pesquisa, realizada em junho, o chefe do Legislativo ganhou impulso e subiu na avaliação popular.

Variável

Mano a mano

Percent projetou eventual disputa em segundo turno, com vários cenários. Em todos eles, Botelho derrota seus adversários. Na batalha direta com Abílio, Botelho vence apertado por 24,9% contra 23,3% creditados ao deputado federal.

Botelho x Abílio

Em confronto contra o petista, Botelho coloca as mãos na faixa de prefeito com mais facilidade. Neste quadro, ele teve 27,9% das citações contra 17,6% de Lúdio.

Botelho x Lúdio

Já na disputa com o deputado federal, Fábio Garcia, atual secretário-chefe da Casa Civil, Botelho liquida a fatura com 29,2% contra 9,2% do seu opoente, frente elástica de 20 pontos percentuais.

Botelho x Fábio Garcia

Rejeição

A Percent mediu ainda a recusa entre os nomes estimulados nesta sondagem. A exemplo da última pesquisa, Abílio é o mais rejeitado com 13,4%, seguido por Lúdio com 7,4%, Stopa e o ex-deputado estadual, Ulysses Moraes, com exatos 6,8% cada um. A rejeição de Botelho é muito baixa, 3,3%.

Análise

Segundo o proprietário da Percent, Ronye Steffan, apesar da acentuada distância para a realização do pleito eleitoral, os cuiabanos estão bastante antenados com as discussões acerca da política local.

“Os números dissecados desta pesquisa mostram três nomes competitivos: Abílio, Botelho e Lúdio. Eles vão travar uma disputa muito acirrada, voto a voto, para decidir quem fica e quem vai ao segundo turno. Não podemos também menosprezar a força do Stopa e o Fabinho, que estão muito abaixo do pelotão de elite, mas por conta das máquinas municipal e estadual podem ganhar musculatura e surpreender no decorrer da eleição”, asseverou Ronye.

Metodologia

Percent aplicou 1.200 entrevistas de forma presencial em cinco regiões de Cuiabá. O campo foi realizado entre os dias 26, 27, 28 e 29 de agosto. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,83% para mais ou para menos. A profissional, Nathany Luzia de Oliveira, Conre 1 e 5 nº c10965 é a estatística responsável pela pesquisa, acima publicada.

Rejeição

 

 

 

Fonte:  ODOC

+