- Cuiabá
- QUINTA-FEIRA, 1 , MAIO 2025
- (65) 99245-0868
Com a presença do governador Eduardo Leite, secretários e convidados, a primeira exibição do documentário Todos Nós por Todos Nós foi realizada na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana, na terça-feira (29/4). Após a exibição, Leite destacou a importância de registrar o momento histórico vivido pelo Rio Grande do Sul, ressaltando o impacto das enchentes na vida da população e os esforços de reconstrução conduzidos por meio do Plano Rio Grande.
“O documentário é uma forma de termos um documento histórico sobre esse momento difícil para o Estado e trazer um pouco de tantas dimensões do que vivemos. Tem muitas enchentes na mesma enchente, a que tirou casas, a que tirou negócios, a que interrompeu ligações, comunicações, vidas. Tem todo um trabalho em muitas frentes para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Então é importante registrar isso que para nós ficou na alma, mas é importante deixar para aqueles que não vivenciaram como nós”, comentou Leite.
Produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom), o documentário retrata o contraste entre os momentos da tragédia – com salvamentos e atendimentos realizados para garantir a segurança da população – e os depoimentos de pessoas que viveram e atuaram durante a crise meteorológica. Também são apresentadas as ações de resposta e de reconstrução do Estado, tendo o Plano Rio Grande como norteador.
Para a produção do filme, foram recuperados materiais captados durante os dias das enchentes por profissionais da Secom e de outras secretarias. Além disso, novas entrevistas foram realizadas com pessoas que atuaram nas diversas frentes de atendimento, relembrando e registrando para a posteridade tudo o que foi vivido.
Também na terça-feira ocorreu a primeira exibição aberta ao público. O documentário permanece em cartaz até quinta-feira (1º/5), na Cinemateca Paulo Amorim.
Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana