• Cuiabá
  • QUINTA-FEIRA, 10 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
09/07/2025 - 09:57

Policial é condenado a 12 anos por tentativa de homicídio contra adolescente em MT

O policial militar Ricker Maximiano de Moraes foi condenado a 12 anos e 10 meses de prisão em regime fechado por tentativa de homicídio qualificado contra um adolescente de 17 anos.

O crime ocorreu em 2018, quando o jovem foi perseguido e baleado por Ricker após supostamente rir enquanto o militar discutia com sua namorada na rua. A vítima ficou com sequelas permanentes e teve de abandonar o sonho de ser jogador de futebol.

A sentença foi proferida na noite desta terça-feira (8) no Fórum de Cuiabá, após mais de 11 horas de julgamento. Ricker também deverá pagar indenização mínima de 10 salários mínimos ao jovem. O juiz Lawrence Pereira Midon considerou agravantes como o uso de recurso que impediu a defesa da vítima, mas aplicou atenuantes por se tratar de tentativa.

O caso ganhou contornos ainda mais dramáticos após a morte da esposa de Ricker, Gabrieli Daniel de Sousa, três dias antes da primeira data marcada para o júri. Gabrieli era testemunha ocular da tentativa de homicídio e havia sido arrolada para depor no processo. Desde então, a defesa do réu tentou diversos adiamentos, alegando transtornos psiquiátricos como esquizofrenia paranoide.

Durante o julgamento, o militar chorou, declarou estar mentalmente doente e pediu tratamento. “Todos nós temos uma carga explosiva dentro de nós”, disse ao se referir à perda da esposa. O magistrado manteve a prisão preventiva, suspendeu os direitos políticos de Ricker e destacou que o julgamento integra o Programa Mais Júri, do TJMT, voltado à celeridade de crimes dolosos contra a vida.

+