- Cuiabá
- TERÇA-FEIRA, 29 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
A Câmara Municipal de Cuiabá encerrou o primeiro semestre de 2025 com um total de 17.098 indicações e moções apresentadas pelos vereadores. As indicações funcionam como um canal ágil de comunicação entre o Legislativo e a população, enquanto as moções expressam o posicionamento oficial da Casa sobre diversos temas, incluindo homenagens, apoios e manifestações de pesar ou repúdio.
Entre janeiro e junho, foram protocoladas e aprovadas 14.826 indicações. Essas propostas encaminhadas pelos parlamentares à Prefeitura de Cuiabá refletem as demandas das comunidades, abrangendo desde melhorias na infraestrutura urbana até ações de limpeza e manutenção de espaços públicos.
No mesmo período, foram registradas 2.272 moções, distribuídas entre moções de aplausos, congratulação, pesar, apoio e repúdio. A maior parte delas, 2.230, corresponde a moções de aplauso, concedidas a pessoas e instituições que se destacaram por suas contribuições relevantes ao município.
Com o objetivo de dar visibilidade a causas defendidas pela sociedade cuiabana, os vereadores também apresentaram sete moções de apoio a iniciativas e ações de interesse coletivo. Em sinal de solidariedade e respeito diante de perdas irreparáveis, a Câmara emitiu 30 moções de pesar, como a homenagem prestada à jovem Emelly Sena, aprovada em Sessão Ordinária no dia 18 de março.
Além disso, foram registradas quatro moções de repúdio, instrumento utilizado para demonstrar oficialmente o descontentamento da Casa com determinadas atitudes, eventos ou decisões contrárias aos interesses da sociedade.
O diretor do Cerimonial da Câmara, João Guilherme Domingos, destaca que o uso das indicações e moções pelos parlamentares revela o comprometimento com o bem-estar da população cuiabana, seja por meio de ações concretas nos bairros ou pelo reconhecimento de atos que fortalecem a cidadania.
“As quase 15 mil indicações realizadas pelos vereadores são uma ferramenta importantíssima para a gestão municipal, pois apontam onde o poder público precisa atuar, seja tapando um buraco, limpando um canteiro, podando árvores ou removendo lixo acumulado. Já as moções são formas legítimas de homenagear cidadãos e instituições que prestam relevantes serviços à nossa comunidade”, pontuou.
Ainda de acordo com o Cerimonial da Casa de Leis, foram realizadas 38 sessões ordinárias, seis sessões extraordinárias, 36 audiências públicas e 19 sessões solenes. A meta para o segundo semestre é continuar o trabalho, prestando todo o suporte aos vereadores.
Câmara Municipal de Cuiabá | Foto: Jessé Soares