• Cuiabá
  • TERÇA-FEIRA, 5 , AGOSTO 2025
  • (65) 99245-0868
05/08/2025 - 10:36

Procuradoria da Mulher abre programação Agosto Lilás na Escola Estadual Zélia da Costa Almeida

Ciclo de palestras alerta sobre o combate aos diversos tipos de violência, especialmente contra a mulher

Estudantes da Escola Estadual Zélia da Costa Almeida, do Jardim Presidente II, em Cuiabá, participaram, nesta segunda-feira (4), de uma palestra sobre o combate à violência contra a mulher. O evento marcou o início da programação Agosto Lilás, de iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que integra a Rede de Proteção e Atendimento no estado.

O objetivo é levar orientação e reduzir a violência de gênero em todos os espaços: casa, trabalho, escolas, internet, política. “Iniciamos hoje o ciclo de palestras nas escolas falando sobre os tipos de violência contra a mulher, contra crianças e adolescentes. Esse movimento de educação deve ser feito por todos os órgãos, especialmente pela Assembleia Legislativa. Vamos participar de toda a programação nas redes estadual e municipal de enfrentamento à violência contra a mulher. No próximo dia 8, teremos plantio de ipês simbolizando as famílias vítimas de feminicídios”, informou Francielle Brustolin, subprocuradora da Procuradoria Especial da Mulher da ALMT.

Além de informar sobre os tipos de violência, a palestra também orientou os alunos sobre como identificar situações de risco e buscar ajuda para romper o ciclo da violência.

Para a professora de sociologia Lucinda Gaviglia, o trabalho é um reforço importante ao conteúdo já abordado com os alunos. “Todos os anos discutimos esse tema de forma aprofundada. A violência contra a mulher é uma realidade e o foco da prevenção deve, especialmente, alcançar os meninos, para que compreendam que as meninas têm os mesmos direitos à vida, liberdade, paz, saúde mental e emocional, além da integridade física e patrimonial”, disse a socióloga.

Da mesma forma, a diretora Hozanita Araújo considera a ação necessária diante do alarmante registro de casos de feminicídios em Mato Grosso.

“Essa palestra vem somar com as atividades que já realizamos periodicamente com os alunos, sempre trazendo especialistas. Contamos também com um grêmio estudantil atuante, que desenvolve vídeos, reportagens e debates sobre esses temas. A parceria com a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa é muito valiosa, especialmente por abordar um assunto tão relevante para o nosso estado. Nossos alunos demonstraram grande interesse e receptividade”, ressaltou a gestora.

O aluno Franielyson Silva Santos destacou o aprendizado sobre os diversos tipos de violência contra a mulher. “Aprendemos sobre os vários tipos de violência contra a mulher. Muitos homens ainda são machistas por influência de gerações passadas, mas hoje somos parte de uma nova sociedade, mais consciente. Precisamos falar sobre isso nas escolas para romper esse ciclo. Quero uma sociedade onde todas as mulheres sejam respeitadas e possam viver em paz”.

A estudante Ana Luiza disse que as palestras na escola ajudam a ampliar o pensamento, principalmente dos meninos. “Eles têm que parar de pensar que não podemos usar saias curtas ou decotes, por exemplo. Eles têm que refletir e pensar em tratar bem as meninas”.

Canais de atendimento – A Procuradoria Especial da Mulher dispõe de canais de atendimento para dar informações, orientar e acolher mulheres vítimas de violência ou pessoas que saibam de situações de vulnerabilidade. O atendimento é pelo WhatsApp 65 98134-1655,  por telefone, no número 65 3613-6802 ou por e-mail, pelos endereços eletrônicos [email protected]./ @produradoria_mulher_almt.

 

AGOSTO LILÁS – Mato Grosso instituiu a Campanha Agosto Lilás por meio da Lei 12.262/2023, destinada à conscientização para o fim da violência contra a mulher, de autoria da deputada Sheila Klener.

 

 

 

ALMT   |   Foto:  RONALDO MAZZA/ALMT

+