• Cuiabá
  • QUINTA-FEIRA, 14 , AGOSTO 2025
  • (65) 99245-0868
14/08/2025 - 10:05

Edna Sampaio assume vaga e ALMT mantém representatividade feminina

Parlamentar anuncia como prioridade do mandato o combate à violência contra as mulheres

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso empossou nesta quarta-feira (13), em sessão plenária, a suplente de deputada estadual Edna Sampaio (PT), na vaga do deputado Valdir Barranco (PT), que se licenciou das atividades parlamentares.

Edna Sampaio foi conduzida ao plenário durante a sessão presidida pelo deputado Júlio Campos (União), leu o termo de posse e destacou o compromisso de lutar pelos direitos das mulheres e das minorias.

“Chego de cabeça erguida, como uma boa cuiabana que sou, como uma mulher negra que vive nesta terra já há muitas gerações. Chego para fazer uma reflexão importante nesse momento em que dados sobre o feminicídio são alarmantes e que colocam o estado de Mato Grosso à frente dos outros estados”, disse Edna Sampaio.

“Se por dois anos consecutivos Mato Grosso apresenta os maiores índices de assassinato de mulheres pelo fato delas serem mulheres, é porque nós fracassamos. Fracassamos enquanto sociedade, poder instituído e políticas públicas. O fracasso é um fracasso coletivo, então a gente precisa identificar onde nós precisamos melhorar para, de fato, preservar a vida de metade da população que é composta por mulheres”, afirmou a parlamentar.

Em discurso, Edna Sampaio destacou ainda que “a principal pauta para o nosso mandato vai ser a defesa das mulheres. Nós vamos apresentar a partir disso alguns projetos, como projetos de igualdade tributária e uma CPI para investigar a violência contra as mulheres aqui no estado, porque queremos entender que a violência contra a mulher não é um fato isolado e nem é algo que está separado das outras pautas”, argumentou.

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Escalado para dar as boas-vindas à nova deputada no Parlamento, o deputado Lúdio Cabral (PT), destacou as qualidades da primeira suplente do partido, professora e ativista Edna Sampaio, que teve 16.488 votos. “Sua presença no Parlamento preenche uma lacuna de representatividade. Somos 24, apenas uma deputada mulher titular. Em 190 anos, tivemos apenas 11 mulheres deputadas titulares. Essa é uma lacuna que exige reflexão, preenchimento. Sua presença vem preencher essa lacuna”, destacou o deputado.

 Suplência – Eleita primeira suplente da sigla, Edna Sampaio exercerá o mandato por 60 dias. No primeiro mês, assume a vaga deixada temporariamente por Valdir Barranco e, em setembro, ocupará o lugar do deputado Lúdio Cabral.

 

 

ALMT  |   Foto:  GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

+