- Cuiabá
- QUINTA-FEIRA, 14 , AGOSTO 2025
- (65) 99245-0868
Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e valorizar o trabalho dos pequenos produtores, técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizam periodicamente visitas técnicas a comunidades rurais do município.
Entre os produtores visitados está Gabriel João Leonel do Sadia I, participante do projeto Quintais Produtivos, que cultiva rúcula, cebolinha, coentro, mamão, tomate e mantém uma granja com ovos caipiras. Também recebeu a equipe o agricultor Valdeon, também do Sadia I, que se destaca pelo cultivo de mandioca com irrigação por gotejamento, parreiral de maracujá, abobrinha e jiló no sistema mulching — técnica que cobre o solo com filme plástico para conservar a umidade, controlar plantas invasoras e proteger os frutos. Além disso, cultiva banana terra anã e utiliza como substrato a cinza da palha de arroz, recurso natural que melhora a fertilidade do solo e a produtividade.
O coordenador de Desenvolvimento Rural, Leandro Luiz da Silva, destaca que o acompanhamento técnico é essencial para ampliar resultados. “O trabalho desses agricultores mostra que, com técnicas adequadas e apoio contínuo, é possível aumentar a produtividade, preservar o solo e garantir alimentos de qualidade para a população. Estamos aqui para orientar e ajudar a expandir esses resultados”, afirmou.
O projeto Quintais Produtivos transforma quintais em áreas produtivas, oferecendo capacitação em produção agroecológica, gestão financeira, marketing e vendas; fornecendo insumos e ferramentas; e criando uma rede de apoio que conecta produtores a mercados e programas de incentivo. Além de gerar renda, promove a segurança alimentar e valoriza o papel das famílias no campo.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, ressalta o compromisso da gestão municipal. “A prefeita Flávia Moretti e o vice Tião da Zaeli têm um olhar atento para o pequeno produtor, oferecendo assistência técnica e incentivo a projetos que fortalecem a economia rural e melhoram a vida das famílias”, enfatizou.
Ainda segundo Amorim, as visitas técnicas continuarão em diferentes regiões de Várzea Grande, com foco no diagnóstico das propriedades, modernização das práticas agrícolas e fortalecimento da agricultura familiar.