- Cuiabá
- QUINTA-FEIRA, 4 , SETEMBRO 2025
- (65) 99245-0868
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em parceria com a Nova Rota do Oeste e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entregou, na manhã desta quarta-feira (3.9), kits do projeto Condutores do Amanhã para estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro, em Várzea Grande. Compõem o kit: sacobeg, camiseta, apostilas e canetas.
Eles fazem parte de um grupo de 700 estudantes de 12 escolas localizadas ao longo da BR-163, que estarão envolvidos diretamente com campanhas educativas, vídeos, hackathons, oficinas práticas, uso de simuladores e atividades digitais. Para professores, haverá formação híbrida de tutores e oficinas temáticas sobre temas como inteligência emocional.
O objetivo da ação é formar jovens mais conscientes, responsáveis e preparados para o trânsito, ao mesmo tempo em que promove protagonismo juvenil, engajamento comunitário e práticas sustentáveis.
Realizado desde julho, mas intensificado entre os meses de setembro e novembro, o projeto também prevê a implantação do Índice de Desenvolvimento da Educação para o Trânsito (IDET), pioneiro em âmbito estadual. A metodologia inclui simuladores de direção, formações híbridas de professores tutores, provas, redações e campanhas de engajamento comunitário.
Além da capacitação, haverá premiações para os melhores alunos, que poderão receber troféus, medalhas, viagens educacionais para Curitiba e até o custeio da primeira habilitação (categorias A ou B). Professores e escolas também serão contemplados, reforçando a integração entre comunidade escolar, segurança viária e cidadania.
“A parceria entre a Seduc-MT, a Nova Rota do Oeste e a ANTT é um exemplo claro de como a união entre poder público e iniciativa privada pode gerar impactos sociais profundos e duradouros”, define o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Para o secretário, o projeto Condutores representa um investimento direto na formação de cidadãos mais responsáveis, capazes de compreender a importância do trânsito seguro e de multiplicar esse conhecimento em suas comunidades.
“Ao inserir práticas como hackathons, oficinas e simuladores, o programa conecta educação, inovação e cidadania de forma prática, despertando o protagonismo juvenil e preparando os estudantes para a vida em sociedade”, disse ele.
O presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, enalteceu a determinação dos estudantes em se tornarem multiplicadores do projeto na comunidade escolar. “Quando cheguei aqui, na escola, me passou um sentimento de nostalgia. Fui um de vocês. Sinto orgulho em vê-los se engajando em uma causa tão nobre. Parabéns a todos vocês pelo protagonismo”, destacou.
“Para a comunidade escolar”, continuou Cidinho, “os benefícios são múltiplos e vão desde o fortalecimento do vínculo entre professores, alunos e famílias até a criação de um ambiente educacional mais dinâmico e conectado com os desafios reais do cotidiano. Ao premiar e reconhecer o esforço dos estudantes e educadores, a iniciativa valoriza o mérito, estimula a dedicação e promove o engajamento coletivo em prol da segurança viária e da sustentabilidade”.
Para a coordenadora de fiscalização de infraestrutura rodoviária da ANTT, Margareth Gugelmin Okada, os estudantes serão os principais agentes de sucesso do Projeto Condutores do Amanhã. “Vocês estão com as cartilhas em mãos, além de todo o material que será utilizado na campanha. Compartilhem com amigos, colegas estudantes e, principalmente, com suas famílias. Será uma experiência inesquecível”, falou.
A estudante Ana Clara, 17 anos, contou que aprendeu muita coisa que não sabia como, por exemplo, os cuidados que se precisa ter ao atravessar a rodovia de um lado ao outro. “Quando falamos sobre trânsito, o perigo é constante. Mas, com cuidado e atenção conseguimos trafegar de maneira segura”, disse.
Laura Maria, de 16 anos, ressaltou que uma das vantagens do projeto é que ele envolve a capacidade cognitiva para com o trânsito. Segundo a estudante, viu que o projeto trabalha a concentração, memória, raciocínio lógico, tomada de decisão e percepção espacial, principalmente. “Com certeza, isso vai refletir no meu desempenho escolar e na autonomia pessoal”, falou a estudante.
O Condutores do Amanhã é um programa pioneiro, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que mostra como a escola pode transformar realidades e salvar vidas. A iniciativa, de caráter replicável, consolida-se como referência na integração entre educação, segurança viária e desenvolvimento sustentável, contribuindo para a formação de jovens líderes conscientes e preparados para os desafios da vida em sociedade.
Escolas Selecionadas
MTGOV | Foto: Gabriel Aguiar | Seduc-MT