- Cuiabá
- QUINTA-FEIRA, 4 , SETEMBRO 2025
- (65) 99245-0868
A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, se reuniu com o promotor Milton Mattos da Silveira Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Saúde do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), no gabinete do prefeito Abilio Brunini, na tarde de quarta-feira (3). O encontro teve como objetivo discutir alternativas para equalizar o déficit de recursos da pasta e buscar caminhos para que a saúde municipal alcance o equilíbrio financeiro.
Segundo a secretária, o déficit mensal da Saúde gira em torno de R$ 20 milhões, valor que compromete diretamente a manutenção dos serviços. “Nós já identificamos que há um déficit significativo mês a mês e, diante disso, vamos trabalhar em um plano para reduzir despesas e buscar novas formas de financiamento. A prioridade é firmar parcerias, além de cobrar maior aporte de recursos do governo do Estado e da União, para que o município consiga equilibrar as contas e garantir atendimento adequado à população”, destacou Danielle Carmona.
O promotor Milton Mattos ressaltou que o Ministério Público buscou esclarecimentos da Prefeitura para compreender quais estratégias estão sendo planejadas diante do cenário de desequilíbrio. Ele pontuou que a situação da Saúde se assemelha ao funcionamento de uma empresa. “Não existe uma empresa que consegue pagar seus funcionários e fornecedores se os recursos não são suficientes. O que queremos entender é o que está sendo planejado pelo prefeito, pela Secretaria de Finanças e de Planejamento, para viabilizar as condições necessárias e superar esse déficit orçamentário que tem impactado a saúde municipal”, afirmou.
A reunião, acompanhada pelo prefeito Abilio Brunini, sinalizou um alinhamento entre gestão municipal e Ministério Público na busca de soluções conjuntas para fortalecer o financiamento da saúde pública em Cuiabá.
Prefeitura de Cuiabá | Foto: Rennan Oliveira