- Cuiabá
- TERÇA-FEIRA, 23 , SETEMBRO 2025
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Um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revela que a produção agropecuária brasileira está cada vez mais concentrada em poucas regiões, o que garante ganhos de escala e eficiência logística, mas aumenta a vulnerabilidade do setor a choques climáticos e gargalos de infraestrutura.
Culturas estratégicas como algodão, soja, milho, café e laranja estão fortemente concentradas em determinados polos, enquanto atividades como a bovinocultura seguem mais dispersas. Especialistas alertam que a concentração pode elevar riscos de desabastecimento e pressionar custos caso haja problemas em regiões-chave.
Em 2023 (ano base da pesquisa), metade do algodão produzido no país saiu de apenas três microrregiões: Parecis e Alto Teles Pires, no Mato Grosso, e Barreiras, na Bahia. O milho também ilustra o fenômeno: um quarto da safra nacional foi colhido em apenas quatro microrregiões, duas delas no Mato Grosso, uma em Mato Grosso do Sul e outra em Goiás. Já a soja, embora presente em quase todos os estados, também depende de um grupo reduzido de polos produtivos no Centro-Oeste.
O padrão de concentração é explicado por fatores como exigência de maquinário específico, necessidade de infraestrutura robusta de transporte e armazenagem e, em alguns casos, aspectos históricos e culturais. A laranja, por exemplo, segue quase totalmente restrita a São Paulo, enquanto frangos e suínos estão fortemente associados ao Sul, em razão da estrutura de cooperativas e do modelo de integração da agricultura familiar.
Por outro lado, a criação de bovinos segue sendo a atividade mais pulverizada do país, com produção significativa em mais de 50 microrregiões espalhadas pelas cinco grandes regiões, com destaque para Pará, Rondônia e Tocantins. Essa dispersão reduz riscos de concentração, mas também limita ganhos logísticos.
Segundo analistas da Embrapa, a centralização das cadeias produtivas tem impacto direto na logística nacional: em polos altamente concentrados, o desafio é expandir a capacidade das rotas já utilizadas; em atividades mais pulverizadas, a disputa é maior entre diferentes modais de transporte e portos de escoamento. Para o setor, os dados reforçam a necessidade de investimentos pesados em infraestrutura e de políticas que incentivem maior diversificação geográfica, sob risco de que gargalos locais tenham repercussões nacionais e até internacionais.