- Cuiabá
- SÁBADO, 13 , DEZEMBRO 2025
- (65) 99245-0868
A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta quarta-feira (29.10), o lançamento oficial da Operação Show Guns n’ Roses, voltada a apresentação da banda que acontece na próxima sexta-feira (31), em Cuiabá. Mais de 900 policiais militares estão empregados em ações diretas de policiamento relacionadas ao evento, sendo o maior efetivo de segurança que atuará dentro de todos os cinco shows da banda no Brasil.
As ações de segurança tiveram início na segunda-feira (27), durante a montagem do palco e a chegada dos trabalhadores, e foram intensificadas na quarta-feira (29) em razão da proximidade do show e do aumento no fluxo de fãs nos arredores da Arena Pantanal. O esquema busca garantir a tranquilidade e a integridade do público estimado em mais de 40 mil pessoas, entre elas visitantes de outros estados e países.
O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, unidade sediada nas imediações da Arena Pantanal, tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, explica que a operação foi planejada para fornecer segurança total a todos os presentes no evento e também para os moradores da região da Arena Pantanal, sendo a maior operação dedicada ao show da banda, no Brasil.
“Iniciamos o policiamento no dia 27, com efetivo no entorno e abrangendo também os bairros e as vias de acesso à Arena Pantanal. No dia do show, teremos exclusivamente mais de 800 policiais militares aqui presentes no show, que é o maior policiamento em todos os shows da turnê do Guns n’ Roses em território brasileiro. É um grande reforço, pois sabemos da importância de um evento histórico, que vai fortalecer a economia e a comunidade local”, ressaltou o comandante do batalhão.
“Estamos com uma estrutura que conta com mais de 900 policiais militares para operarem em todos esses dias de evento, sendo este lançamento marcando a intensificação das ações, pois estamos com a chegada de fãs no entorno da Arena Pantanal e, assim, estamos fazendo a segurança dessas pessoas que estão no local. A segurança está garantida com essa operação, que vai até o dia 1 de novembro, pois sabemos que ainda terão pessoas remanescentes do show no entorno da Arena”, afirmou o coronel.
O subchefe de Estado-Maior Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Anderson Luiz do Prado, pontuou que a logística operacional também contará com o deslocamento de policiais militares vindos de unidades do interior do Estado e que o reforço no efetivo no momento do show não implicará em desfalques de policiamento, em outras áreas de Cuiabá.
“São 900 policiais militares que estarão disponíveis para a operação deste show, de acordo com nosso planejamento operacional, sendo também autorizado o deslocamento das forças de segurança militares do interior do Estado para fortalecer o policiamento, durante o dia do evento. Com isso, queremos destacar que teremos um emprego máximo de força para a população que presenciará o show, mas que também nossa Capital não sofrerá nenhum desfalque de policiamento nas outras áreas da cidade”, finalizou o coronel Luiz Prado.
Pela Polícia Militar, a segurança ostensiva e preventiva contará com efetivos do 10º Batalhão da PM e outras unidades de áreas de Cuiabá, do Quartel do Comando-Geral, Forças Táticas (dos Comandos Regionais de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Primavera do Leste), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão Rotam, Cavalaria (de Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde), Companhia Raio, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Batalhão de Trânsito e Patrulha Maria da Penha.
Também estarão presentes no dia do show, equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público, Juizado Especial, Procon Municipal e Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Mobilidade, Segurança e Defesa Civil, além dos organizadores do evento.
MTGOV | Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT