- Cuiabá
- TERÇA-FEIRA, 4 , NOVEMBRO 2025
- (65) 99245-0868
Vinte e um estudantes da rede estadual de ensino embarcaram para Brasília (DF), nesta terça-feira (4.11), para participar de mais uma etapa do Projeto Parlamento Jovem. A iniciativa é promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).
Voltado à formação cidadã e ao fortalecimento do protagonismo estudantil, o projeto tem como objetivo aproximar os jovens da realidade política e institucional do país. Além disso, busca estimular o exercício da cidadania, a reflexão sobre os valores democráticos e a compreensão do funcionamento dos poderes da República.
Durante a programação desta manhã, os participantes realizaram uma visita técnica à Câmara dos Deputados. No período da tarde, conheceram o Senado Federal e alguns dos principais pontos turísticos da capital federal, como o Memorial JK, a Praça dos Três Poderes e a Catedral Metropolitana de Brasília.
Encerrando as atividades do dia, os estudantes participam, no período noturno, de um jantar de confraternização, antes do retorno a Cuiabá.
A ação integra o eixo de Formação Cidadã do projeto e tem caráter pedagógico e institucional. A experiência proporciona aos jovens conhecimento, vivência prática e inspiração para o exercício ativo da cidadania, contribuindo para o fortalecimento das instituições democráticas.
Projeto Parlamento Jovem
O Projeto Parlamento Jovem foi criado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso com o objetivo de oportunizar aos estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio das redes pública e privada a vivência do processo democrático.
A iniciativa envolve uma série de atividades formativas e práticas, incluindo visitas aos poderes do Estado, oficinas sobre o processo legislativo, elaboração de projetos de lei, composição de colégio de líderes e realização de sessões ordinárias simuladas.
A 9ª Legislatura do programa (biênio 2025/2027) foi empossada em abril deste ano e conta com representantes de escolas dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.
MTGOV | Foto: Assessoria | Seduc-MT