- Cuiabá
- QUINTA-FEIRA, 8 , JANEIRO 2026
- (65) 99245-0868
Em 2025, as atividades de extensão, que promovem protagonismo dos estudantes em projetos, cursos e eventos de cunho esportivo, artístico, cultural e científico, passaram a integrar os currículos de todos os cursos de graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
“Quando assumimos, apenas cerca de 15% dos cursos executavam extensão de forma consistente. Hoje, 100% dos cursos da universidade possuem a creditação da extensão em seus currículos, com os 10% obrigatórios”, avaliou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Nascimento.
A política nacional de extensão, implementada desde 2012, o Plano Nacional de Educação de 2014 e a Resolução nº 7/2018, do Ministério da Educação (MEC), deixam claro que a extensão é uma dimensão formativa, com protagonismo do estudante e atuação fora dos muros da universidade, em interação direta com a sociedade.
Na Unemat, os números mostram um crescimento expressivo nas atividades extensionistas. Atualmente, são 745 projetos de extensão ativos. Somente em 2025, a universidade já ultrapassou 1.400 cursos e eventos de extensão, dos quais 996 correspondem a eventos realizados.
“Para efeito de comparação, há cerca de dez anos, a universidade não chegava a 100 projetos de extensão por ano. Hoje, a Unemat efetivamente faz extensão. O legado está em várias frentes: institucionalização, sistematização, ampliação de oportunidades, captação de recursos e, principalmente, a mudança de mentalidade”, avaliou o pró-reitor Everton Nascimento.
Além disso, foi contratada uma plataforma específica para cursos e eventos, facilitando inscrições e emissão de certificados para os participantes da sociedade, com mais agilidade e automação (meuevento.unemat.br).
Mais do que apoiar, fomentar
Todos os anos, a Unemat lança novos editais, com 146 bolsas para estudantes e 14 bolsas para profissionais, além da Bolsa Cultura para músicos, fomentando a cultura musical no Estado.
O edital dos Jogos Universitários é outro destaque. Ele fomenta as atléticas dos cursos de graduação e funciona quase como uma política de permanência estudantil. Os jogos fomentaram o surgimento de atléticas em todos os campi.
Também foi publicado edital específico para ações culturais, com sete grupos institucionais, entre orquestras, corais e baterias universitárias, distribuídos por vários campi. Iniciativas que atuam regionalmente e fortalecem a presença cultural da universidade no Estado.
A extensão como dimensão formativa
A mudança de mentalidade se pauta nisso: entender a extensão como processo formativo que tem como objetivo ampliar a interação da Unemat com a sociedade. A extensão contribui tanto para a formação pessoal quanto profissional do estudante.
“Hoje, a extensão é compreendida como parte essencial da formação universitária. O estudante é protagonista, atua junto à sociedade, entende melhor seu papel profissional e social. A universidade passa a ser, de fato, um espaço vivo, conectado com as demandas reais da sociedade, promovendo uma interação dialógica direta. Esse é o maior ganho”, conclui Everton Nascimento.
MTGOV | Foto: Abner Miranda