- Cuiabá
- TERÇA-FEIRA, 13 , JANEIRO 2026
- (65) 99245-0868
Apesar da ampla estrutura disponibilizada para o transporte do público até a Corrida de Reis, realizada no domingo (11), no Parque Novo Mato Grosso, a adesão ao transporte coletivo ficou muito abaixo do esperado. A operação especial montada pela Prefeitura de Cuiabá tinha capacidade para atender quase 7 mil pessoas, mas apenas 633 usuários utilizaram (9,4%) a linha especial E01, criada exclusivamente para o evento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, foram ofertados veículos com saídas a cada cinco minutos em direção ao parque. Ao longo do período do evento, foram realizadas 86 viagens de ida e volta, o que garantia uma oferta total de 6.966 vagas. No entanto, a demanda registrada não chegou a 10% da capacidade disponibilizada, já que a maioria dos participantes optou por se deslocar em veículos próprios.
A logística de transporte e trânsito foi planejada com o objetivo de minimizar os impactos viários, especialmente pelo fato de o Parque Novo Mato Grosso contar com apenas uma via de acesso, sem rotas alternativas. Segundo a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, a estratégia buscava justamente reduzir congestionamentos e facilitar o acesso dos corredores ao local da largada.
Ao comentar o congestionamento quilométrico registrado na região, a secretária de Mobilidade Urbana, Francyanne Lacerda, afirmou que não houve falhas na operação por parte da pasta. “A operação de trânsito e de transporte público foi planejada e não houve falhas. Fizemos a previsão de ônibus suficientes para atender a todos que optassem pelo transporte público. No entanto, a maioria das pessoas optou por ir de carro próprio. Desde o início, nossos profissionais alertaram sobre a possibilidade dessa situação, diante da grandiosidade do público e do horário previsto para o início”, destacou.
A secretária também ressaltou a particularidade do evento esportivo em relação a outras atrações. “A Corrida de Reis é diferente de um show, em que a pessoa pode se atrasar e ainda aproveitar. Perder a largada de uma corrida, para um participante que se preparou, é desolador”, concluiu.
Prefeitura de Cuiabá | Foto: Emanoele Daiane