- Cuiabá
- SÁBADO, 31 , JANEIRO 2026
- (65) 99245-0868
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido nesta quinta-feira (15) da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para o 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, conhecido como Papudinha. A mudança foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pela execução da pena, após a condenação do ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão.
Segundo o STF, Bolsonaro ficará custodiado em uma sala de Estado-Maior localizada no Complexo Penitenciário da Papuda. O espaço é semelhante ao ocupado pelo ex-ministro da Justiça Anderson Torres e pelo ex-diretor da PRF Silvinei Vasques, mas será utilizado exclusivamente pelo ex-presidente.
Moraes determinou que Bolsonaro tenha assistência médica integral, 24 horas por dia, incluindo atendimento por médicos particulares previamente cadastrados, além de autorização para fisioterapia, alimentação especial, visitas semanais da esposa e filhos, assistência religiosa e leitura. Em caso de urgência médica, o ex-presidente poderá ser levado imediatamente a hospitais, com comunicação posterior ao STF.
O pedido da defesa para acesso a Smart TV foi negado. Bolsonaro também será submetido a avaliação por junta médica oficial da Polícia Federal. A Papudinha tem capacidade para até 60 presos, conta com alojamentos coletivos reformados, área de atendimento médico, espaço para atividades físicas e é fiscalizada pela Vara de Execuções Penais.