• Cuiabá
  • SEGUNDA-FEIRA, 30 , MARÇO 2026
  • (65) 99245-0868
30/03/2026 - 13:14

Seduc lança Projeto Piloto para ensino de Libras nas escolas de Tempo Integral da Rede

Iniciativa fortalece a inclusão e amplia o acesso à Língua Brasileira de Sinais nas escolas estaduais

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) deu mais um passo na promoção da inclusão e da valorização linguística com o lançamento do Projeto Piloto de ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas Escolas de Tempo Integral Vocacionadas à Línguas Rede Estadual.

Nessa fase inicial, o projeto será desenvolvido nas escolas Honório Rodrigues Amorim, onde as aulas já foram iniciadas, e na Antônio Epaminondas, que aguarda a finalização do processo de contratação de profissional especializado para dar início às atividades.

De acordo com a Seduc, embora o projeto tenha início em unidades vocacionadas, a meta é que a iniciativa sirva como modelo para expansão futura em toda a rede estadual, incorporando ao cotidiano escolar uma dimensão importante de inclusão e comunicação.

O objetivo é que o ensino da Libras ganhe fortalecimento, garantindo que a língua, reconhecida oficialmente no Brasil desde 2002, ganhe espaço efetivo na grade curricular das escolas da Rede Estadual de Ensino.

Professora de Libras, Priscilla Lopes Ferreira, destacou que atuar com estudantes ouvintes tem sido uma experiência enriquecedora e desafiadora, especialmente por se tratar de um projeto piloto. Segundo ela, o ensino da língua de sinais nesse contexto promove uma inclusão real, além de estimular a empatia e o respeito às diferenças dentro da escola.

“Os alunos estão aprendendo Libras como segunda língua, enquanto para mim é a primeira. Estamos aprendendo juntos nesse processo e isso fortalece a troca de experiências e a empatia. Esse projeto contribui muito para a inclusão, pois ajuda os estudantes a compreenderem melhor as diferenças e a importância do respeito com todos”, afirmou.

Com aulas ministradas uma vez por semana, o projeto tem como diferencial pedagógico a intenção de que as aulas sejam aplicadas, preferencialmente, por professores surdos, garantindo maior imersão linguística para os estudantes e fortalecendo a representatividade no processo de ensino-aprendizagem.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Coordenadoria de Educação Inclusiva, a Coordenadoria de Escolas de Tempo Integral, Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies) e o curso de Letras Libras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

 

MTGOV

+