- Cuiabá
- SEXTA-FEIRA, 20 , MARÇO 2026
- (65) 99245-0868
Uma reunião considerada “positiva e de muitas contribuições” marcou as discussões sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PPDU) de Cuiabá. O encontro ocorreu na tarde de quinta-feira (19), no Palácio Alencastro, com a presença do prefeito Abilio Brunini e do promotor Carlos Eduardo Silva, além de equipes da Prefeitura e do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
Na ocasião, o prefeito apresentou novas diretrizes que devem compor o Plano Diretor, sob o conceito de construção de uma cidade mais voltada à ação social. Entre os dez eixos citados estão ordenamento territorial e uso do solo, habitação de interesse social e moradia digna, mobilidade urbana sustentável, infraestrutura básica, saneamento e preservação do patrimônio cultural e histórico. Inicialmente prevista para ocorrer no Ministério Público, a reunião foi transferida para a Prefeitura a pedido do gestor, o que possibilitou sua participação.
“É preciso pensar a cidade para as pessoas. Ter uma cidade que estimule pessoas, não carros. Uma cidade com deslocamento rápido. Para isso, precisamos mudar o Plano Diretor. Não é uma carta do que é para fazer, mas uma carta de inspiração. Tem que ter diretriz poética, tem que inspirar mais pessoas e menos carros”, afirmou o prefeito ao detalhar propostas como o redesenho da mobilidade urbana, com calçadas mais largas e pistas mais estreitas, priorizando pedestres no médio prazo.
Abilio também destacou que é um erro determinar como as pessoas devem viver, em vez de considerar como elas desejam viver. Como exemplo, citou intervenções urbanas pontuais, chamadas de “acupunturas urbanas”, com impacto social imediato, como no bairro Jardim Passaredo, que recebeu quadra de areia, campo de futebol e parque infantil.
Para o promotor Carlos Eduardo Silva, o encontro representou avanço no processo. “A reunião foi ótima. O prefeito trouxe contribuições que serão avaliadas junto com a equipe na proposta original do Plano Diretor. Vamos aguardar o cronograma de reuniões e apresentações para que o Ministério Público acompanhe esse processo, que já vem de anos. Parece-me que agora há uma linha traçada sobre os objetivos do plano, e espero que avance”, declarou.
Também participaram da reunião o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero, e a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lise Bokorni. Segundo Portocarrero, o encontro alinhou a retomada das discussões públicas. “O prefeito pôde explanar, junto ao Ministério Público e à equipe da Prefeitura, os pontos que fazem parte do conceito do Plano Diretor. Estamos preparando a reabertura das audiências públicas e já definimos um cronograma para esse processo”, afirmou.
Lise Bokorni destacou que as propostas apresentadas trazem uma visão mais dinâmica e humana para o crescimento da cidade. “Colocam Cuiabá em uma projeção de expansão mais voltada à qualidade de vida do que à produção de veículos. É uma ótica diferenciada. Agora vamos avançar nos estudos para viabilizar a aprovação”, explicou.
O Plano Diretor ainda passará por ajustes, mas o prefeito Abilio sinalizou a intenção de acelerar o processo para que a proposta seja encaminhada e aprovada em breve. Também participaram do encontro equipes técnicas das secretarias envolvidas e representantes do Ministério Público.