- Cuiabá
- SÁBADO, 5 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós. Lucas 22.19-20
Como afirma a estudiosa Judith Valenza, em toda a escritura encontramos um fio escarlate que representa o sangue de Cristo, trata-se de uma tipologia salvífica, de uma mesma promessa de redenção por meio do sangue e de uma representação antecipada da cruz. No Éden, nossos pais foram vestidos com roupas de pele de animais, para cobrir a sua nudez (pecado), era o primeiro sacrifício. No alto do monte Moriá, um cordeiro foi a provisão de Deus que impediu um hediondo sacrifício, assim Abraão e Isaque, voltaram juntos para casa! Na Páscoa, o sangue de um cordeiro aspergido nas soleiras das portas dos lares israelitas, desviou a ira do Anjo Destruidor, que visitou o Egito naquela noite de morticínio. Raabe por um fio escarlate, salvou os Espias e depois por este mesmo sinal, sua família foi salva da destruição.
A ceia é o memorial da nova aliança, o sinal visível (sacramento) que aponta para a graça salvífica de Deus. Cristo está espiritualmente presente neste ato, abençoando e santificando a sua Igreja. A ceia do Senhor é a lembrança bendita de que pelo Sacrifício único e perfeito do redentor, fomos perdoados, unidos ao seu corpo que é a Igreja, e chamados a mesma comunhão e bem aventurança. A ceia é uma ordenança de Cristo para a Igreja. Cristo na cruz ofereceu a si mesmo, como provisão para a nossa redenção. Fazei isto em memória de mim! Amém!
Oremos ao Senhor: Senhor graças te damos por Jesus. Jesus, que é nosso Senhor, Salvador, irmão e amigo. Óh quão doce é a comunhão com o redentor de nossas almas, Aquele que nos ama e se entregou integralmente por nós. Que esta união, com o salvador nos fortaleça até aquele dia de nosso encontro, quando as tribulações desta vida terão cessado, e eliminadas serão todas as dores e angústias desta terra. Amem!
Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.
Manoel Gonçalves Delgado Jr – É formado em Teologia pelo Instituto
Bíblico Augusto Araújo, IBAA em Cuiabá-MT, Graduado e mestre em Teologia Prática
pela Faculdade de Teologia Metodista Livre, FTML ,SP, treinado em Liderança Cristã
Avançada e Andragogia pelo Instituto Haggai do Brasil, doutorando em ministério
pastoral pelo Seminário Servo de Cristo, SP. Atualmente é pastor efetivo da Igreja
Presbiteriana de Lucas do Rio Verde e Coordenador do polo de teologia do IBAA, em
Lucas do Rio Verde, MT, lecionando as disciplinas de História da Igreja, Missões,
Cosmovisão Cristã, Educação Cristã. Fundador da Associação Beneficente Evangélica
de Lucas do Rio Verde. Casado com Alzenir e pai de Anna Heler Delgado.