- Cuiabá
- SÁBADO, 5 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
O salmo 126 é um cântico de romagem, um cântico de peregrinação. Estes cânticos tinham a finalidade de motivar os adoradores durante as suas jornadas em direção ao Templo. Seu contexto é o pós-exílio, descrevendo as circunstâncias vividas pelos judeus que haviam regressado para Jerusalém, após 70 anos de cativeiro babilônico, e as condições extraordinárias deste retorno. Observando a temporalidade deste salmo, poderíamos dividi-lo em três partes: passado, presente e futuro. Os israelitas enquanto realizavam a sua peregrinação recordavam-se que Deus estava ativo e presente em sua história.
Nos três primeiros versos os judeus são lembrados que o Senhor agira no seu passado recente. O Comentário Moody lembra que estes versos descrevem a alegria dos exilados ao retornarem a terra em virtude do decreto de Ciro. A situação, porém, nos dias da composição deste salmo era desanimadora. Recordar os atos redentores de Deus no passado, poderia ser uma grande fonte de motivação e esperança, para o seu povo. Deus não só agiu no passado recente dos israelitas trazendo-os de volta à terra, mas também no passado remoto, com o chamado do patriarca Abraão, com a libertação da escravidão do Egito, e a conquista da terra. Estas lembranças afirmavam a identidade dos judeus, fortalecendo-os para os grandes desafios de sua época. Assim podemos dizer que conhecermos a nossa história reconhecendo nela, os atos de Deus, pode fortalecer a nossa consciência, para que enfrentemos os desafios do presente com esperança.
Oremos ao Senhor: Deus todo-poderoso. Nos desafios do presente queremos lembrar que temos uma história, e que o Senhor faz parte dela! Que cada recordação do que fizeste em nossa história, ou a nosso favor nas escrituras possam firmar a nossa identidade como filhos de Deus. Obrigado por Jesus Cristo, aquele que é o ápice de tua redenção e que entrou na história humana nos trazendo razões para viver. Amem!
Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.
Manoel Gonçalves Delgado Jr – É formado em Teologia pelo Instituto
Bíblico Augusto Araújo, IBAA em Cuiabá-MT, Graduado e mestre em Teologia Prática
pela Faculdade de Teologia Metodista Livre, FTML ,SP, treinado em Liderança Cristã
Avançada e Andragogia pelo Instituto Haggai do Brasil, doutorando em ministério
pastoral pelo Seminário Servo de Cristo, SP. Atualmente é pastor efetivo da Igreja
Presbiteriana de Lucas do Rio Verde e Coordenador do polo de teologia do IBAA, em
Lucas do Rio Verde, MT, lecionando as disciplinas de História da Igreja, Missões,
Cosmovisão Cristã, Educação Cristã. Fundador da Associação Beneficente Evangélica
de Lucas do Rio Verde. Casado com Alzenir e pai de Anna Heler Delgado.