• Cuiabá
  • SÁBADO, 5 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
04/05/2020 - 09:51

A paz do Mundo e a paz de Deus.

Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. João 14:27

A paz do mundo é a ausência temporária de conflitos. A paz de Cristo é a paz em meio a tormenta. Para Gresham Machen a paz de Cristo nos habilita a enfrentarmos qualquer guerra. A paz dos homens é sempre provisória e frágil. A paz de Deus, porém, é o “shalom” de Deus, a harmonia para toda a Criação. Nos dias de Cristo, vigorava no mundo a Pax Romana, também denominada a paz de Augusto. Na plenitude dos tempos, visitava a história, Jesus, o Príncipe da Paz. A paz do mundo é um arranjo horizontal e frágil, é dos homens e para os homens. A paz de Cristo é vertical e irradia nas relações horizontais, seu formato apropriado é uma cruz. A paz do mundo sacrifica direito ou justiça. A paz de Cristo, não faz esta opção, ela custou a morte do Filho de Deus. A paz do mundo é possível como trégua. A paz de Deus é a reconciliação consumada na cruz.

Esta passagem em destaque apresenta este contraste, e o Comentário Viver Diário estabelece a conexão entre a Paz de Cristo, e a obra do Espírito Santo, o consolador:O resultado final da obra do Espírito Santo em nossas vidas, é uma paz profunda e duradoura. A diferença da paz do mundo, cuja definição está acostumada ser ausência de conflito, esta paz é uma confiada segurança em qualquer circunstância; com a paz de Cristo, não temos por que temer à presente nem ao futuro. Se sua vida está carregada de tensão, permita que o Espírito Santo o encha da paz de Cristo. Paulo aos Filipenses desenvolve este ponto ao exortar dizendo: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; pelo contrário, sejam os vossos pedidos plenamente conhecidos diante de Deus por oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6-7 A paz de Cristo, tranquiliza os corações lançando fora todo o medo.

Oremos ao Senhor: Jesus, nosso coração anda atribulado e temos medo. Contudo, o Senhor nos prometeu a tua paz. Sabemos que se o Senhor nos der esta paz, as circunstâncias não mais terão controle sobre nós. Envia sobre nós a Tua paz, pelo Espírito para a Glória de Deus Pai. Amem!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.

Manoel Gonçalves Delgado Jr – É formado em Teologia pelo Instituto
Bíblico Augusto Araújo, IBAA em Cuiabá-MT, Graduado e mestre em Teologia Prática
pela Faculdade de Teologia Metodista Livre, FTML ,SP, treinado em Liderança Cristã
Avançada e Andragogia pelo Instituto Haggai do Brasil, doutorando em ministério
pastoral pelo Seminário Servo de Cristo, SP. Atualmente é pastor efetivo da Igreja
Presbiteriana de Lucas do Rio Verde e Coordenador do polo de teologia do IBAA, em
Lucas do Rio Verde, MT, lecionando as disciplinas de História da Igreja, Missões,
Cosmovisão Cristã, Educação Cristã. Fundador da Associação Beneficente Evangélica
de Lucas do Rio Verde. Casado com Alzenir e pai de Anna Heler Delgado.

+