• Cuiabá
  • SEXTA-FEIRA, 22 , AGOSTO 2025
  • (65) 99245-0868
11/12/2020 - 09:20

Eleição no MPE para escolha do novo procurador-geral acontece nesta sexta-feira e promete ser acirrada

A eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça (PGJ), que comandará o Ministério Público do Estado (MPE) no próximo biênio 2021/2023, começa nesta sexta-feira (11) a partir das 17h, e se estenderá até as 17h de segunda-feira (14). O processo ocorrerá por meio de sistema eletrônico de captação de votos.

Dois membros do MPMT disputam o cargo. São eles: o promotor de Justiça José Antônio Borges, que concorre à reeleição, e o procurador de Justiça Flávio Cezar Fachone. Nos bastidores, a informação é que a disputará será acirrada, assim como em 2018, quando Antônio Borges derrotou Mauro Curvo por apenas um voto de diferença, sendo 139 a 138.

Flávio Fachone tem o apoio do grupo do ex-procurador-geral de Justiça Paulo Prado, que foi chefe do MPE por 8 anos, e exerceu  o cargo de corregedor-geral do Ministério Público no biênio 2017/2019. Ele é membro do MPE desde 1992 e está lotado atualmente na 14ª Procuradoria Criminal. Já José Antônio Borges ingressou no Ministério Público em 1992 e sua trajetória é marcada pela atuação nas Promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente.

Para votar, o procurador ou promotor de Justiça deverá entrar no Portal de Aplicativos para ter acesso ao sistema “Eleições”. Ao final da escolha será gerado um código que será a contraprova de participação na votação. “Importante esclarecer que o sistema não registra nenhum vínculo entre voto gerado e usuário logado, garantindo o sigilo”.

 

 

 

Fonte:  Odocumento

+