- Cuiabá
- SÁBADO, 23 , AGOSTO 2025
- (65) 99245-0868
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinará na sexta-feira duas ordens executivas que visam acelerar os cheques de estímulo à pandemia para as famílias que mais precisam e aumentar a ajuda alimentar para crianças que normalmente dependem da alimentação escolar como principal fonte de nutrição.
Biden, que propôs um pacote de estímulo de US $ 1,9 trilhão, está usando as duas ordens para tentar aliviar a carga sobre as pessoas enquanto a legislação é negociada no Congresso. Ele fez do combate à pandemia um dos primeiros focos de seu novo governo.
A pandemia de recessão atingiu duramente os americanos. Cerca de 16 milhões estão recebendo algum tipo de seguro-desemprego e cerca de 29 milhões não têm o que comer. Mulheres, minorias e trabalhadores de serviços de baixa renda foram afetados de forma desproporcional, com os trabalhadores negros e hispânicos enfrentando taxas de desemprego mais altas do que os trabalhadores brancos.
“Estamos em um momento precário de nossa economia”, disse Brian Deese, diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, a repórteres em uma prévia das ordens.
Ele disse que as ações não são um substituto para o alívio legislativo abrangente, “mas elas fornecerão uma tábua de salvação crítica para milhões de famílias americanas”.
No primeiro pedido, Biden pedirá ao Departamento do Tesouro que considere tomar medidas para expandir e melhorar a entrega de cheques de estímulo, como o estabelecimento de ferramentas online para reclamações de pagamentos.
“Muitos americanos enfrentaram desafios para receber a primeira rodada de pagamentos diretos e até 8 milhões de famílias elegíveis não receberam os pagamentos emitidos em março”, disse um informativo da Casa Branca.
Biden também buscará aumentar o acesso à comida para milhões de crianças que estão perdendo refeições porque as escolas estão fechadas devido à pandemia.
Ele pedirá ao Departamento de Agricultura (USDA) que considere a emissão de novas orientações que aumentem o auxílio dado às famílias que normalmente dependem das escolas para fornecer a refeição principal do dia para seus filhos.
Ele poderia fornecer a uma família com três filhos mais de US $ 100 de apoio adicional a cada dois meses.
“O USDA considerará a emissão de novas orientações que permitiriam aos estados aumentar as dotações de emergência do SNAP para aqueles que mais precisam. Este seria o primeiro passo para garantir que mais 12 milhões de pessoas obtenham benefícios SNAP aprimorados para manter alimentos nutritivos na mesa ”, disse o informativo.
A segunda ordem de Biden restaurará o poder de negociação coletiva e as proteções aos trabalhadores revogando três ordens relacionadas emitidas pelo presidente Donald Trump durante seu mandato, que terminou na quarta-feira. Ele também promove um salário mínimo de US $ 15 a hora.
O salário mínimo federal está em US $ 7,25 a hora desde 2009.
A diretriz de Biden também elimina uma ordem de Trump que permitia às agências federais mover muitos funcionários federais de carreira para uma categoria sem proteção de emprego, colocando-os em risco de demissão.
O informativo da Casa Branca chamou a ordem Trump de “nada mais do que uma tentativa de destruir a classe de funcionários públicos de carreira e marginalizar ainda mais os funcionários públicos de carreira”.
“Sua existência ameaça as proteções críticas de funcionários de carreira e fornece um caminho para inserir nomeados políticos no serviço público”, disse.
Fonte: Reuters