- Cuiabá
- QUARTA-FEIRA, 9 , JULHO 2025
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Em mensagem enviada à Câmara Municipal e lida pelo secretário de Governo Luís Cláudio (PP), nesta terça-feira (2), durante a sessão solene para a abertura dos trabalhos legislativos, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), pediu empenho aos vereadores para manter o projeto de implantação do VLT entre a Capital de Várzea Grande.
O modal foi substituído, por decisão do Governo do Estado, pelo BRT, o que desagradou o chefe do Executivo municipal, que alega que não foi consultado e que mudança foi definida de forma unilateral. A Câmara pretende instalar uma comissão para analisar essa decisão.
“É prioridade para nossa gestão a defesa e luta incansável para assegurar a conquista de um modal de transporte moderno e que supra as necessidades de uma população que clama pelo mínimo de conforto e dignidade para executar suas tarefas do dia a dia”, defendeu.
“Para defendermos Cuiabá, criamos o Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, para que a mudança, ou não do modal seja discutida com quem realmente precisa ser ouvido…a população cuiabana. Não abrirei mão de que sejamos ouvidos e de que nossas opiniões sejam respeitadas”, disse.
Emanuel ainda citou obras entregues durante o seu primeiro mandato, como o Hospital Municipal de Cuiabá e de mobilidade urbana, que ainda estão na fase inicial, como o Contorno Leste. “Neste período atendemos milhares de pessoas, a maior parte delas, vindas do interior e mesmo com repasses atrasados do governo do Estado, estamos conseguindo proporcionar qualidade de vida e saúde digna ao nosso povo. O HMC é uma realidade. Durante o auge da pandemia, criamos 135 leitos de UTI exclusivos para pacientes de Covid-19, mais uma vez Cuiabá abraçou o interior do estado”.
“Lançamos ainda o Contorno Leste símbolo desse novo momento de resgate da autoestima do povo cuiabano. O novo corredor comercial beneficiará cerca de 200 mil pessoas, de mais de 50 bairros da Capital. Serão 17,3km de extensão até a ligação com a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). É a maior obra estruturante da história de Cuiabá”.
Também foram citados os viadutos da avenida Edna Maria Albuquerque Affi (Av. das Torres), e o da avenida Beira-Rio.
Fonte: Odocumento